sábado, 24 de outubro de 2009
A maioria PSD fez a primeira vítima.
A estrutura local do PSD realizou hoje um convívio comemorativo da sua vitória eleitoral.
Como aliciante, para além da vontade de contactarem com os eleitos, uma vitela no churrasco.
Sem querermos fazer julgamentos sobre a bondade da iniciativa a verdade é que, antes mesmo dos eleitos serem empossados e começarem o trabalho a maioria PSD fez a primeira vítima... a pobre vitela.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Dia 30 de Outubro tomam posse os novos eleitos
A Tomada de Posse dos Órgãos Municipais de Arronches está marcada para as 19 horas, no Centro Cultural no dia 30 de Outubro.
Novembro trar-nos-á novas equipas na gestão das autarquias do concelho.
Na Câmara a equipa está definida e podem, a partir de da tomada de posse, dar a devida atenção à elaboração do próximo orçamento.
Já quanto às juntas de freguesia ainda será necessário que as respectivas Assembleias definam a composição das juntas uma vez que a votação define apenas quem será o Presidente competindo à Assembleia a eleição dos restantes membros.
Também a Assembleia Municipal deverá, depois de instalada, definir a forma do seu funcionamento e a eleição da Mesa que presidirá às sessões.
Independentemente de ser já no próximo dia 30 0u nos dias que se lhe seguirão, o facto é que o nosso concelho iniciará um novo ciclo.
Que do trabalho dos eleitos (poder e oposição) resultem melhorias para Arronches e as suas gentes.
domingo, 18 de outubro de 2009
Morreu o Rei! Viva o Rei
Iniciamos hoje a semana que será marcada pelo anúncio da tomada de posse das equipas eleitas no passado dia 11 para gerirem as diferentes autarquias.
Em situações anteriores este tempo que antecede a tomada de posse era tempo de intensas negociações que permitissem formar maiorias onde o eleitorado não quisera fazê-lo: a freguesia de Assunção.
Desta vez essas movimentações não são necessárias. O eleitorado encarregou-se de garantir as maiorias às forças políticas que lhe mereceram mais confiança: ao partido socialista na freguesia de Mosteiros, ao PSD em todos os restantes órgãos do concelho.
É um tempo sem grandes sobressaltos.
De incerteza apenas a posição que irá ser tomada por alguns dos eleitos, em particular pelos autarcas que não tiveram, desta vez, o apoio do eleitorado: os ex-presidentes da Câmara, da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia de Assunção e de Esperança. Vão assumir os seus lugares na bancada da oposição ou vão renunciar?
Nós, que entendemos que em democracia o papel da oposição é tão importante como o exercício do poder, esperamos que os agora derrotados assumam, em oposição, a defesa das suas propostas.
O final do mês de Outubro dar-nos-á a resposta.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Não pode haver lugar para a vingança. Todos ao trabalho!
Quarenta e oito horas depois de os arronchenses terem expresso a sua soberana vontade, expressa a justa alegria dos vencedores e a dor dos vencidos é tempo de arregaçar as mangas e, cada um conforme a suas responsabilidades, regressarmos ao trabalho e ao convívio fraterno exigido a uma pequena comunidade como a nossa.
Este blog reafirma o seu contentamento pelo contributo dado ao livre confronto de ideias e sentimentos.
Mesmo os excessos de linguagem (que os houve) não podem esconder o espaço de confronto de ideias e de liberdade que este blog assumiu.
Agora o momento é, tem que ser, de acalmia política. Os vencedores têm pela frente a operacionalização das suas propostas e os vencidos a necessária reflexão acerca do que não funcionou ou funcionou mal.
Sendo certo que nos projectos apresentados não existiam grandes diferenças entre as diferentes candidaturas é absolutamente verdade que as grandes diferenças tinham a ver com os comportamentos.
O PS não foi derrotado pelos projectos ( concretizados ou esquecidos ) foi-o fundamentalmente pelo comportamento dos seus dirigentes nas autarquias e fora delas.
Os vencedores não podem esquecê-lo.
Para quantos se empenham na administração da coisa pública, é "proibido" esquecer que em democracia é sempre o povo quem detém o poder.
Que se cumpram as expectativas!
Que Viva Arronches!
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
É o Fim de um Ciclo!
sábado, 10 de outubro de 2009
HOJE É DIA DE REFLEXÃO!
Agora que foi encerrada a campanha eleitoral e depois das diferentes forças em presença terem usado todos os seus argumentos para nos convencerem da bondade das suas propostas é tempo para reflectir.
Reflectir sobre as propostas que nos foram apresentadas e sobre o carácter de quem se propõe aplicá-las;
Reflectir sobre o nosso próprio empenhamento na campanha e as nossas aspirações para o concelho;
Reflectir sobre os excessos (de comportamento e de linguagem) para que cada um se deixou arrastar.
Mesmo neste blog os excessos foram visíveis e é fundamental que cada um não esqueça que, passado o acto eleitoral e independentemente do resultado, TODOS continuaremos a viver (e a conviver) neste território que é nosso.
Amanhã vamos a votos e esperemos que o concelho de Arronches seja o grande vencedor.
domingo, 4 de outubro de 2009
Que viva a República!
Viva a República!
Viva o exército do mar e terra!
Viva o povo heróico de Lisboa!
"Na manhã do dia 5 começou a afluir ao centro republicano grande quantidade de povo que aclamava febrilmente a República e os seus maiores vultos. Pouco depois saía do centro a filarmónica acompanhada de povo que já era em número considerável, à frente do qual marchavam os membros da comissão municipal republicana empunhando bandeiras.
...De uma das janelas da Câmara falaram entusiasticamente os académicos Barradas Tenório e Teófilo Júnior e o operário José Lopes.
Foi assim que José António Lopes viu a proclamação da República em Arronches
(ver o Intransigente, nº 182, 16-10-1910, pg. 3)
Hoje dia 4 de Outubro de 2009, vésperas de mais um aniversário - o 99º - da implantação da Républica - convirá recordar que o Centro Republicano Arronchenses está encerrado há anos às ordens de uma comissão liquidatária "nomeada" pelas forças políticas que dominam o concelho (Autarquias, colectividades, IPSSs,) há mais de 30 anos.
Até quando????
sábado, 3 de outubro de 2009
CDU DENÚNCIA LIXEIRAS EM ARRONCHES
A CDU denunciou junto da comunicação social a existência de duas lixeiras que, em sua opinião, representam "um risco para a saúde pública", dados os materiais que nelas vigoram, nomeadamente "sacos com fraldas e pensos, na primeira" e "arbustos, copos, cartão, toalhas e livros, na segunda".
Recorde-se que o candidato CDU à Câmara de Arronches havia já denunciado tal situação no decorrer do debate organizado em Arronches pelo Rádio Portalegre.
As fotos aqui ficam a mostrar-nos que há muita limpeza para fazermos.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Terminaram as Olimpíadas! Viva o Dia do Idoso!
Foi com um almoço-convívio que, na segunda-feira, os idosos de Arronches, mas também de outros concelhos do Distrito, deram início ao vasto conjunto de actividades das primeiras "Olimpíadas Sénior".
Os idosos em plena actividade olímpica (foto do Jornal Fonte Nova)
Seguiu-se a sessão inaugural, que contou com a presença do Governador Civil de Portalegre, Jaime Estorninho, do presidente da Câmara Municipal de Arronches, Gil Romão, e do presidente do Centro de Bem-Estar Social, Carlos Rodrigues. Em uníssono, os vários oradores destacaram a importância desta iniciativa por dar boas condições de vida aos idosos, não só através do acolhimento, mas também do estímulo que as "Olimpíadas" representam para fomentar o diálogo e amizade, bem como uma prática desportiva regular.
"in Jornal Fonte Nova"
Terminadas,hoje, as olimpíadas organizadas pelo CBES, Misericórdia e Câmara Municipal, amanhã realizar-se-ão as comemorações do dia do idoso organizadas pelas Juntas de freguesia e Câmara Municipal.
Das actividades programadas destaque para a intensa actividade politico-gastronómica
(foto publicada no blog Arronches em Notícia)
Os idosos em plena actividade olímpica (foto do Jornal Fonte Nova)
Seguiu-se a sessão inaugural, que contou com a presença do Governador Civil de Portalegre, Jaime Estorninho, do presidente da Câmara Municipal de Arronches, Gil Romão, e do presidente do Centro de Bem-Estar Social, Carlos Rodrigues. Em uníssono, os vários oradores destacaram a importância desta iniciativa por dar boas condições de vida aos idosos, não só através do acolhimento, mas também do estímulo que as "Olimpíadas" representam para fomentar o diálogo e amizade, bem como uma prática desportiva regular.
"in Jornal Fonte Nova"
Terminadas,hoje, as olimpíadas organizadas pelo CBES, Misericórdia e Câmara Municipal, amanhã realizar-se-ão as comemorações do dia do idoso organizadas pelas Juntas de freguesia e Câmara Municipal.
Das actividades programadas destaque para a intensa actividade politico-gastronómica
(foto publicada no blog Arronches em Notícia)
"Quem não se sente não é filho de boa gente"
Francisco Palmeiro (16/10/1932) - Veloz e ardiloso
Representou o Benfica durante 7 temporadas, entre 53/54 e 60/61, efectuando 178 jogos (117 a extremo direito) e marcando 49 golos (2 hat tricks). Estreou-se sob o comando técnico de Ribeiro dos Reis e José Simões, a 25/12/53, no Estádio Nacional, num jogo frente ao Independiente, da Argentina (Torneio Quadrangular Luso-americano). De início, conquistou a titularidade a interior, direito e esquerdo. A partir da época de 54/55, já com Otto Glória como timoneiro, fixou-se na posição de extremo direito.
Era um jogador veloz. Uma pedra chave na estratégia táctica de Otto Glória, integrando com facilidade o célebre esquema da diagonal, quer como interior recuado, tabelando com os médios, quer como extremo, ardiloso e dinâmico a conduzir jogo pelo seu flanco e preciso a assistir o avançado-centro.
Não marcou muitos golos, mas assinou dois tentos históricos: foi o primeiro jogador benfiquista a marcar um golo no Estádio da Luz, no dia da sua inauguração (01/12/54), e foi o primeiro jogador do Clube a marcar um golo na Taça dos Campeões Europeus, em Sevilha, no antigo Estádio Nérvion, a 19/09/57. Somou 3 internacionalizações e ficou "famoso" por ter marcado, na sua estreia, os 3 golos com que Portugal venceu a Espanha (3-1), em 03/10/56, no Estádio Nacional. Palmeiro ajudou o Benfica a conquistar 3 Campeonatos Nacionais e 3 Taças de Portugal.
O Noticias de Arronches de Setembro de 2009 publicou uma Carta ao Director cujo teor transcrevemos.
Trata-se duma manifestação de desagrado de quem mesmo longe continua, agora como quando era idolatrado como um extraordinário futebolista, a sentir-se e afirmar-se ARRONCHENSE.
Francisco Palmeiro, o internacional de futebol, glória benfiquista e da Selecção Nacional, diz-nos que não fazia questão que o Estádio tivesse o seu nome. Mas nós também queremos que ele saiba que os arronchenses (com algumas excepções dos que só vêem os seus mesquinhos interesses) queriam que o estádio ostentasse o seu prestigiado nome.
CARTA AO DIRECTOR
“Quem não se sente não é filho de boa gente”, este foi o meu sentir quando recebi na Costa da Caparica, onde vivo, o jornal da minha terra natal “Noticias de Arronches”. Perguntar-se-ão porquê? Porque grande foi o meu espanto e surpresa ao ler que tinha sido inaugurado o Estádio Municipal de Arronches, sem que as entidades competentes pelo pelouro do desporto tivessem tido o respeito e consideração pela carreira desportiva que percorri, e como tal não me tenham endereçado um convite para tal inauguração.
Não que pretenda honras, mas sim o reconhecimento merecido de quem nunca se esqueceu do cantinho de Portugal onde nasceu e que tudo fez para dignificar, honrar e levar além fronteiras o nome da minha terra, Arronches. No entanto, e para minha surpresa, houve quem já o soubesse reconhecer, falo do Desportivo Portalegrense, que aquando da inauguração do seu estádio, para o qual fui o convidado de honra e tive o privilégio de dar o pontapé de saída no primeiro jogo, sendo agraciado com o Diploma de Sócio Honorário do Clube e pelo Senhor Governador Civil de Portalegre.
Ainda há quem reconheça os feitos das velhas glórias do desporto como um caminho a seguir pelos mais novos!
Para que se saiba, não fazia questão que o estádio de futebol tivesse o meu nome, conforme me havia chegado informação, estou completamente solidário com o nome escolhido.
Contudo, creio que a minha presença não iria tirar valor e o protagonismo ao mentor do projecto, mas sim seria uma mais valia ao desporto.
O meu muito obrigado ao Jornal de Arronches e seu Director e saudações a alguns Arronchenses.
Francisco Palmeiro
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
DIA INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA
Comemora-se hoje o Dia Internacional da Pessoa Idosa e os idosos do concelho têm garantido que esse dia não irá passar despercebido.
O Município e outras instituições estão a proporcionar-lhes, este ano, um vasto programa de actividade que se iniciaram dia 28 e certamente se prolongarão até dia ao próximo dia10.
Para já, foram anunciadas e estão a decorrer as Olimpiadas Seniores até dia 3, data em que terá lugar a tradicional festa do idoso. Depois... ainda não está nada anunciado mas certamente a "nossa" Câmara já está a tratar disso.
É que nestas idades a memória já não é muito eficaz e o dia 11 é importante...
Subscrever:
Mensagens (Atom)