sexta-feira, 2 de outubro de 2009
"Quem não se sente não é filho de boa gente"
Francisco Palmeiro (16/10/1932) - Veloz e ardiloso
Representou o Benfica durante 7 temporadas, entre 53/54 e 60/61, efectuando 178 jogos (117 a extremo direito) e marcando 49 golos (2 hat tricks). Estreou-se sob o comando técnico de Ribeiro dos Reis e José Simões, a 25/12/53, no Estádio Nacional, num jogo frente ao Independiente, da Argentina (Torneio Quadrangular Luso-americano). De início, conquistou a titularidade a interior, direito e esquerdo. A partir da época de 54/55, já com Otto Glória como timoneiro, fixou-se na posição de extremo direito.
Era um jogador veloz. Uma pedra chave na estratégia táctica de Otto Glória, integrando com facilidade o célebre esquema da diagonal, quer como interior recuado, tabelando com os médios, quer como extremo, ardiloso e dinâmico a conduzir jogo pelo seu flanco e preciso a assistir o avançado-centro.
Não marcou muitos golos, mas assinou dois tentos históricos: foi o primeiro jogador benfiquista a marcar um golo no Estádio da Luz, no dia da sua inauguração (01/12/54), e foi o primeiro jogador do Clube a marcar um golo na Taça dos Campeões Europeus, em Sevilha, no antigo Estádio Nérvion, a 19/09/57. Somou 3 internacionalizações e ficou "famoso" por ter marcado, na sua estreia, os 3 golos com que Portugal venceu a Espanha (3-1), em 03/10/56, no Estádio Nacional. Palmeiro ajudou o Benfica a conquistar 3 Campeonatos Nacionais e 3 Taças de Portugal.
O Noticias de Arronches de Setembro de 2009 publicou uma Carta ao Director cujo teor transcrevemos.
Trata-se duma manifestação de desagrado de quem mesmo longe continua, agora como quando era idolatrado como um extraordinário futebolista, a sentir-se e afirmar-se ARRONCHENSE.
Francisco Palmeiro, o internacional de futebol, glória benfiquista e da Selecção Nacional, diz-nos que não fazia questão que o Estádio tivesse o seu nome. Mas nós também queremos que ele saiba que os arronchenses (com algumas excepções dos que só vêem os seus mesquinhos interesses) queriam que o estádio ostentasse o seu prestigiado nome.
CARTA AO DIRECTOR
“Quem não se sente não é filho de boa gente”, este foi o meu sentir quando recebi na Costa da Caparica, onde vivo, o jornal da minha terra natal “Noticias de Arronches”. Perguntar-se-ão porquê? Porque grande foi o meu espanto e surpresa ao ler que tinha sido inaugurado o Estádio Municipal de Arronches, sem que as entidades competentes pelo pelouro do desporto tivessem tido o respeito e consideração pela carreira desportiva que percorri, e como tal não me tenham endereçado um convite para tal inauguração.
Não que pretenda honras, mas sim o reconhecimento merecido de quem nunca se esqueceu do cantinho de Portugal onde nasceu e que tudo fez para dignificar, honrar e levar além fronteiras o nome da minha terra, Arronches. No entanto, e para minha surpresa, houve quem já o soubesse reconhecer, falo do Desportivo Portalegrense, que aquando da inauguração do seu estádio, para o qual fui o convidado de honra e tive o privilégio de dar o pontapé de saída no primeiro jogo, sendo agraciado com o Diploma de Sócio Honorário do Clube e pelo Senhor Governador Civil de Portalegre.
Ainda há quem reconheça os feitos das velhas glórias do desporto como um caminho a seguir pelos mais novos!
Para que se saiba, não fazia questão que o estádio de futebol tivesse o meu nome, conforme me havia chegado informação, estou completamente solidário com o nome escolhido.
Contudo, creio que a minha presença não iria tirar valor e o protagonismo ao mentor do projecto, mas sim seria uma mais valia ao desporto.
O meu muito obrigado ao Jornal de Arronches e seu Director e saudações a alguns Arronchenses.
Francisco Palmeiro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sinceramente... estes "laranjinhas" são terríveis. Tentam de tudo para dar mar imagem do PS.
ResponderEliminarEsquecem-se é que os papéis que eles andam a distribuir apresentam a SUA LISTA. A lista que, nos lugares mais importantes, apenas tem gente de fora que nunca por cá andou e que agora parece ter descoberto a pólvora.
Uns porque nunca por cá andaram, os outros porque andam e pouco ou nada fazem, outros ainda porque têm alguma razão especial para irem na lista.
Que credibilidade, que confiança, que eficiência dá a lista do PSD a Arronches?
A de serem gente com média de idades acima dos 55 ou 60 e serem quase todos reformados? Hum.... Honestamente, parece que decidiram agora interessar-te por tudo o que é de Arronches.
Veja-se o que a Sra. disse quando lhe perguntaram qual a razãoda sua candidatura à câmara: "Se eu ganhar venho viver para cá"
Ou seja,só se tiver alguma coisa em troca é que vem fazer a sua vida por cá, só se ganhar é que vem cá pagr os impostos, só se ganhar é que vem cá fazer compras no nosso comércio...e infantário, e cafés, e centro cultural, e campo de futebol....e tudo mais.
Enfim....gostava de saber quanto dinheiro essa senhora já deixou na nossa terra. Ou só cá vem quando há jantares e inaugurações quando não precisa de levar a mão ao bolso!!!!!
É com isto que dizem haver uma alternativa válida? Que pobreza!
Como as saudações são só para alguns Arronchenses, só para os que estão a seu favor os outros não interessam para náda, é por isso que sempre achei que pessoas que não sábem respeitar as diferentes opiniões das pessoas não são merecedores de coizissima nenhuma.
ResponderEliminare quem é este Palmeiro? alguém que nasceu em Arronches, que cedo saiu e quefcou conhecido pelos seus 3 ilustres golos contra a Espanha.
ResponderEliminarDe resto, voltou para cá viver e passar a reforma? O que fez, que iniciativas teve ou apoio que defendessem Arronches?
Que amigos tem por cá? Quando vem cá? Uma vez em cada 5 anos?!!!
Isto de falar é tão bom....não havia necessidade de tudo isto. Se fose um Sr. com letra grande tinha-se poupado a tal carta e falava contra quem de direito para mostrar o seu desagrado. Agora escrever para um jornal a dizer que fez "birrinha" é uma acção de um qualquer cidadão sem categoria
DITADURA...PS, que há-de continuar se continuarmos a dormir.
ResponderEliminarACORDEM!!!!!
Voces não sabem a verdadeira razão porque fizeram isto ao Palmeiro, mas se soubessem...juntem dois mais dois.
ResponderEliminare quem é este Palmeiro?
ResponderEliminarÉ só (?) o mais conhecido arronchense de sempre, um futebolista de capacidades invulgares, um internacional A que foi jogador do Atlético Clube de Arronches e que até ir cumprir serviço militar viveu e trabalhou em Arronches.
Um famoso que nunca deixou de se afirmar Arronchense e que sempre (ainda hoje assim é) estava em Arronches, com os seus familiares e amigos, em cada verão e, como muitos outros arronchenses, não falhava a festa da Misericórdia.
É este o Palmeiro de que se fala, e que merecia ter sido o patrono do Estádio Municipal.
Só a tacanhez dos governantes não o permitiu mas...estou certo será só uma questão de tempo.
É que o nome de Palmeiro continuará a ser recordado quando ninguém já recordar que esta "gente pequenina" passou por cá.
Não o comheço bem. Mas nas vezes em que privei com ele percebi que é um grande mal educado e assisti a más criações para com outros arronchenses, que secalhar também jogaram â bola...
ResponderEliminarNão o conhece bem mas mesmo assim percebeu que é um grande mal educado? O sr ou a sra é muito perspicaz...
ResponderEliminarAcabei de ler o programa eleitoral do PSD, o do PS ainda não o vi. Será que já baixaram os braços e nem o vão apresentar?
ResponderEliminarEstavam à espera k saísse o do PSD para copiarem as ideias.
ResponderEliminarO Palmeiro numa ocasião faltou ao respeito à Srª1ª foi por isso que também foi um dos escorraçados.Pode quem manda.Fica no poleiro quem o povo deixa. Abram os olhos!!!
ResponderEliminarMas o pisca-pisca do Miranda Calha não foi esquecido. Pudera foi ele que lançou GR na politica. Ambos são grandes "socialistas - povo-". Tem tudo em comum, julgam que tem o tacho assegurado para sempre, o GR agora é que anda muito simpático e lá andam os lacaios atrás a dar a cara, assim que for eleito, desses, poucos continuarão a privar com ele porque só os que de uma forma ou de outra tiverem interesses em comum manterão o estatuto de "amigos" e volta a casmurrise. O Miranda Calha nem se dignou estar em Portalegre no dia das eleições junto aos camaradas que fizeram campanha para ele ser eleito.
ResponderEliminarContinuando o blog das 23.14. O P.S. -digo- o Gil tem algum programa? Munca teve. Faz ao sabor do que lhe apetece,sem olhar a meios para
ResponderEliminaratingir os seus fins, ou melhor até k nós queiramos. A partir de dia 11 o seu reinado era
felizmente, finalmente.
Está a ser bonito de se ver a mobilização POPULAR k a candidatura da Engª. Fermelinda tem
ResponderEliminarem Arronches e não fosse o medo de represálias da "eucalipto" "salazar" e seus pares e, de certo, seria uma mole humana k se espera para dia 11 às 19 horas. Até lá, sem medo, da corja k predomina em Arronches
O Sr. presidente não julgue que é dono do poleiro temos de modar, é sempre boa a modança .
ResponderEliminarPois que acabou à pouco a marcha (arruada) com tambores e taboretes do ps. Como é possível tanta hipócrisia de alguns dos participantes que se desdobravam em sorrisos e cumprimentavam as pessoas de uma maneira tão afável e interessada. Acontece que nos 3 anos e 355 dias antes da campanha nem um bom dia ou uma boa tarde, dirigiam às pessoas.
ResponderEliminarÉ preciso muita lata e os "tachos" estão muito necessitados. Poupem-nos a este teatro...obrigado. Foi um comentário partilhado por várias pessoas que assistiram à "procissão".
nas legislativas votamos para acabar com uma maioria absoluta, e agora querem nos fazer crer, que uma maioria absoluta da Fermelinda é melhor que a do Gil, a fermelinda destila ódio a tudo que é PS e o Gil destila ódio a todos que não pensam como ele, é isto que queremos para Arronches, vamos lá acabar com as maiorias absolutas 2+2+1 era o ideal para a nossa terra, e vejo o candidato da CDU como uma séria
ResponderEliminarDiz e bem o Sr. Sabino Rolo k era degradante o teatro da campanha P.S. (Gil). Fiquei também abismado coma preesnça do pseudo/dicidente masoquista Xico Candeias mesmo depois de o Gil
ResponderEliminaro ter maltratado. Daqui só posso ter uma leitura (O VOTO É SECRETO) fim de citação.
Pessoal, não se pode dispersar os votos. Votei no bloco de esquerda para as legislativas, agora vou votar psd/bigares. É necessária uma mudança na nossa autarquia, é um remédio urgente. Daqui a 4 anos cá estaremos para o devido julgamento. Votar cdu é dispersar votos, podem ser simpáticos mas falta muito mais, actualmente só 3 ou 4 comunistas é que dão a cara. Os outros andam meio camuflados com vergonha de aparecer. Só no caso da cdu ter algum bom desempenho em termos de votação nas autárquicas é que apareceriam saindo do nevoeiro. Vcs sabem de quem estou a falar ou não?
ResponderEliminarPor isto e por mais alguma coisa que me falhou, não será boa idéia dispersar votos na cdu só para eleger um vereador...
Atenção a rapaziada do psd está ao assalto dos votos da esquerda.
ResponderEliminarO anónimo das 23:35 deve pensar que somos todos parvos: Votou Bloco e agora vai votar PPD?
O voto da esquerda tem que ficar na esquerda até porque as maiorias absolutas não deixam de ser más só por passarem para o PPD.
Votei no Bloco e vou continuar a votar à esquerda... o meu voto vai para a CDU. Tenho a certeza que é para aí que vão os do bloco e muitos de socialistas que não se reveem na oligarquia que tomou de assalto o PS.
Vamos eleger um vereador CDU e vamos exigir-lhe que ponha fim ao compadrio e ao amiguismo na Câmara Municipal.
Desculpem que me faltou dizer que, votar cds tão bem é dispersar votos. O candidato do cds por arronches foi apenas para apresentar serviço no distrito. Não vejo as eleições autárquicas como esquerda, direita ou torta...é apenas uma questão de confiança em pessoas e a necessidade de mudança! Tenho dito.
ResponderEliminarSe votarem na CDU, o Gil vai continuar e é isso que não pode acontecer. Agora é altura do voto util no único partido que pode derrotar o Gil, e esse partido é o PSD.Daqui a 4 anos logo fazem o vosso julgamento.
ResponderEliminarcaro amigo concordo em pleno com a sua ideia , é tempo de virar ,foram muitos anos a fazer o que bem quer o Sr presidente ,temos de dar sangue novo vida nova uma pessoa com valor assim nunca sabemos se á alguem que consiga fazer melhor
ResponderEliminarVIVA O PSD
então digam lá quem vai na verdade ser o próximo presidente da junta de esperança?
ResponderEliminar"sangue novo" diz o comentador das 16.01!!!
ResponderEliminarEu diria sangue velho e reformado, pois quase todos os cabeças do PSD são gente de idade e já reformada.
Não estão já cansados da vossa vida de trabalho, ou será que não trabalharam assim tanto durante esse tempo?
Foi c/alegria incontida k vi + 1 decano do P.S.
ResponderEliminara par do Rocha e do Nuno Rodrigues, oferecerem o voto à Fermelinda. Espero k, até dia 11, ainda surjam muito mais conterrâneos k deixem de acreditar no Pai Natal e votem pela liberdade em Arronches
ao comentario das 1:26...qual dos jovens do ps
ResponderEliminarfez um corno em toda a sua vida?Isto ta bonito,tá!Quem è o amigo que se candidata pelo cds?Nunca vi tal pessoa por aqui...!Porque é que há gente da lista da cdu que concorre a varios cargos ao mesmo tempo?Falta de gente ou sede de tacho???
Esse ventura só quer é tachos, é um para ele outro para a esposa, outro para o filho.
ResponderEliminarentão e os do psd são todos bons???? eu prefiro uns jovens inexperientes do que uns menos velhos tb inexperientes mas querem é papar a sua reforma e mais uns trocos, os outros como não se conseguem governar secalhar pq trabalham por conta própria e são zero querem ver se é mais fácil ganhar uns trocos.
ResponderEliminarEs mesmo mediocre e parasita mas podes dizer ao Jose Julio que segunda feira pode se ele quizer voltar ao PSD tem concerteza meia porta aberta
ResponderEliminarmediocres são vocês todos, grandes sonsos, falam mal todos uns dos outros pelo menos umas das outras (as SRAs do PSD)agora é que são grandes amigas, há uns dias era ouvi-las, esta isto, aquela o outro, deixem o nome dos outros de fora e continuem a falar de quem falavam antes.
ResponderEliminarA maria João curvelo Não podia com a Fermelinda era só ouvila falar nem a podia ver, agora como já lhe cheira a taxo estão muito amiguinhas.
ResponderEliminarMaria joao curvelao
ResponderEliminaré preciso coragem
nem o teu partido te grama
é preciso não teres bagagem
Sempre a dizer mal de todos
pretos, brancos, homens e mulheres
Vai pra casa fazer bolos
ou não sabes medir as colheres
Passo, como muitos conterrâneos, regularmente no Passeio de Maio e é com tristeza incontida k olho para o Fosso. Lá embaixo devia haver um jardim e há UM ERVADO e para ferir ainda mais a minha, já um pouco cansada, vista vejo um enorme espaço, com vários trabalhadores da Câmara, há alguns meses, a construir um campo de Mini-golfe. Sr. G.R.gostava de aprender a jogar, onde é a escola ou isso não importa? Importa é gastar o dinheiro dos seus conterrâneos e, de seguida, fechá-lo a cadeado,
ResponderEliminarcomo fez no campo ténis, estádio municipal, etc. O k importa é enganar os incautos aronchenses com muito betão (k sempre lhe dá "luvas").Por força da minha actividade comercial viajo em todo o alentejo e não conheço nenhum sitio onde se jogue aquela modalidade, nem tão pouco escolas de... Mas como foi o sr. o mentor de certo os seus lacaios apludem a iniciativa. Enfim, goze os seus munícipes por mais 2 dias e, plagiando o saudoso Vasco Santana, MANDA SAUDADES K É COISA
K CÁ NÃO DEIXAS.
Ouvimos hoje no Lgº. da Cadeia k a Notável obra do pinóquio Gil, (Campo Mini-golf) é de engenharia de tal modo complexa k nem os experientes funcionários da Câmara o conseguem montar, tal é a complexidade daquela importantíssima obra. O k + os preocupe são os muitos milhares de euros k vai custar aos cofres dos municipes, onde eles também se incluem. Já quanto à parte técnicca todos já perceberam k o k estão a fazer não vai ter utilidade nenhuma. Enfim, são assim as valiosas obras do G.R. k constam no programa eleitoral do senhor feudal, k preside até domingo.
ResponderEliminarFoi s/surpresa k, num dos últimos golpes baixos
ResponderEliminarda eucalipto e seus pares, vimos os idosos, "le
vados ao colo" pela "zelosas" funcionários do C.B.E.S., para, (c/a vontade das referidas funcionárias, devidamente instruidas pela chefia, irem " votar" onde + lhes convinha) Felizmente a baixeza do gesto foi tanta k de nada lhes valeu o esforço das "zelosas" funcionárias, convocadas à pressa e em dia de descanso.De certo fram-lhes pagas horas extraordináras p/"acarretarem" os velhotes.
Eu não tenho muito a ganhar,no caso destas eleições,apoio a fermelinda, não só nestas que ganhou, como nas anteriores, fermelinda muitos parabéns, que faças tudo de bom por arronches e por quem lá vive.. Quanto ao gil não tenho bem nem mal a dizer, não lhe devo favores, quanto á esposa pode ser aquilo que lhe queiram chamar, mas com mais apoios ou não da câmara, sempre a tenho visto trabalhar, e não é das que trabalha pior, no meu ponto de vista, na câmara e seus afins á bem pior, por isso deixem lá as crianças e os idosos á parte, que só têm sido feitas coisas boas para eles e isso é o que interessa mais ou não? se assim não fosse seriam todos como aqueles que tanto se critica neste blog, quer seja ps ou PSD....
ResponderEliminarparabéns pela mudança,parabéns psd e fermelinda, valeu o esforço de 8 anos... agora o mais importante é sem duvida ARRONCHES e quem lá mora....
É lamentável ver tanta ignorancia, falta de educação e desconhecimento total dos problemas que a nossa querida terra tem tido, nem tudo o que se faz ou fêz está mal. Houve sim muita coisa bem feita nestes últimos anos e só quem é cego ou mal intencionado poderá dizer o contrário. Tambem houve muita coisa mal feita sim, mas como o que se faz bem logo se esquece e só o mal é que se recorda, lamentavelmente sempre assim foi e continuará a ser, lá diz o ditado popular «que só vai ao médico quem está doente». Julgar não é fácil e com isenção muito menos. Fasso votos para que daqui a 4 anos possamos dizer que a nova equipa que tomou conta do nosso Concelho foi formidável.
ResponderEliminarQue procuraram trazer para a nossa terra as pessoas que muito aqui fizeram e que depois lhes fecharam as portas (Industriais - funcionários administrativos - empresários - jovens) isto para não falar em nomes.
Mãos á obra e todos a trabalhar por uma maior Arronches, não basta ter as infra-estruturas que temos quer no campo sócio ou cultural e desportivo como muitas terras ou cidades desejavam ter e estarem sem ser aproveitadas condignamente. Nada de vinganças partidárias, tratarem todos de igual modo independentemente das opções partidárias ou religiosas de cada um. Urgente criarem um dia e hora para os municipes serem recebidos na Autarquia e serem tratados por igual. Não esquecerem os Arronchenses que muito deram da sua vida para dignificarem o bom nome da sua terra (ARRONCHES) quer no Desporto, Cultura, Artes, Militares e Politica.
Pra que misturar assuntos de fetebol com politica.
ResponderEliminar