domingo, 7 de fevereiro de 2010

Dia de festa para toda a comunidade religiosa


A Nossa Senhora da Luz percorreu de novo as ruas da vila.
Numa cerimónia iniciada na Escola de que é padroeira e que culminou com a missa na Igreja de Nossa Senhora da Luz durante a qual as crianças arronchenses nascidas em 2009 foram apresentadas a Deus e à comunidade religiosa.
Segundo o padre Marcelino Marques, citado pelo Jornal Fonte Nova a origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, 40 dias após o seu nascimento, sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro.•
Segundo a tradição judaica, "os pais eram chamados a ir apresentar os seus filhos ao Templo e oferecê-los a Deus, 40 dias depois do seu nascimento e essa festa é designada de festa de Nossa Senhora da Luz. A luz que é o Deus Menino nascido na gruta de Belém e que foi apresentado em primeiro lugar aos pastores, aos magos e hoje a Igreja celebra a apresentação do menino no Templo a toda a humanidade"

Nas cerimónias religiosas celebradas pelo padre Fernando Farinha integraram-se para além de uma significativa parte da população, a Sra. Presidente da Câmara Municipal, a direcção e o corpo docente da Escola Básica Nossa Senhora da Luz.

Fotos publicadas pelo Jornal Fonte Nova

2 comentários:

  1. Esta festa religiosa é emblema da Escola N.S. da Luz. Mas como Arronchense a viver fora, estranho a realização de uma festa de Carnaval da Escola. Porque será? Nos últimos anos, os desfiles de Carnaval eram feitos em parceria Escola- Lares (Centro de bem Estar e Santa Casa da Misericórdia). Mas alteração que há aqui de um ano para o outro, deve-se ao facto de a Provedora ter como sua Vice a Directora do Agrupamento. Assim, nesta situação carnavalesca, há dedinho da Provedora (Deolionda Romão - ex. 1ªdama). Isto acontece a meu ver, pelo facto da Provedora querer ficar bem na fotografia. Agora gostava que tirassem as vossas conclusões. Resumindo: o defunto regime GILISTA parece que ainda mexe.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se o que diz o autor do anterior comentário é verdade, no entanto, é sabido da ligação da Santa Casa da Misericórdia à Igreja.
    O que é de estranhar é a ligação de uma instituição pública de educação com a Igreja, apesar da Educação dever ser "laica" e apesar do que diz a legislação portuguesa acerca desta relação e da existência de simbolos religiosos na escola.

    ResponderEliminar