sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.



2010 é o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
O nosso concelho tem vindo a afirmar-se como concelho solidário com politicas e equipamentos de combate à exclusão e de apoio aos mais carenciados, em particular os idoso.
No último ano, por diversas vezes, temos vindo a ser "sobressaltados" com insinuações (?) de que as coisas dentro de algumas das instituições do concelho não estariam a funcionar tão bem como deveriam. Falou-se carências alimentares, de exorbitâncias cobradas, etc... etc...
Porque não obtivemos quaisquer informações fora do manto do anonimato não queremos/não podemos retomar o tema a não ser com o desejo de que, neste ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social TODOS, possamos contribuir para que os nossos idosos, TODOS, possam ter as condições de vida digna que o seu passado exige e merece.
Que neste Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, também aqui, possamos contribuir para diminuir a exclusão social de quantos deixaram de conseguir garantir o seu próprio sustento.
Que também aqui, ninguem seja excluído seja pela cor, pelo credo, pelas diferentes opções de vida ou pela carteira.

8 comentários:

  1. pelos vistos isso não é de todo verdade, se não , as recentes eleições para uma dessas istituições não teria sido tão esplicita e demonstrado que as coisas se encotram muito bem e os nossos idosos a ter o tratamento que nunca nem quando estavam em suas casas tiveram, pois há lá gente que nunca tinha comido um pecadinho de peixe, nunca tinham comprado um bolo rei, tomavam banho uma vez de 15 em 15 dias, para irem ao médico tinham de ir ao centro de saúde ou até pagar um taxi, etc, etc, etc.

    ResponderEliminar
  2. Pois é...temos um sistema social que é um mimo.
    A maioria dos idosos deixam lá a reforma toda. E alguns nem chega, tem que os familiares abonarem o restante. Foi para isto que a maioria dos idosos trabalharam uma vida inteira? Muitos dos 8 anos até aos 70 ou até que as forças o permitiram. É este o sistema de segurança social que as pessoas merecem? Acho que não...enquanto não estiverem profissionais competentes a regular este tipo de instituições, e que lhes sejas exigidas responsabilidades pelos actos de má gestão ou incompetência...continuamos a marcar passo.

    ResponderEliminar
  3. Pois pois fiem-se na virgem e não corram, querem saber de tudo menos dos velhos e depois cá estamos nós para pagar a conta e o último que feche a porta.

    ResponderEliminar
  4. A Direcção do CBESA andou sem din heiro a pagar almoços a todos os idosos do concelho e não só, para fazer propaganda ao defunto regime gilista, e agora vão fazer uma hipoteca de bens do Centro de Bem Estar Social para pagamento de algumas dívidas na importância de 250 mil euros,QUE ESCANDALO,que belos GESTORES

    ResponderEliminar
  5. Diziam coisas do Pinto, mas estes, os donos do CBESA, ainda são muito piores ao menos os velhos dantes não eram mal tratados nem se punham a fazer obras a contar com o ovo do cu da galinha como faz esta direcção, estes quando tomaram posse fartaram-se de dizer que o Pinto deixou lá muitas dividas a fornecedores, mas pela conversa que de vez em quando tinha com os membros da anterior direcção essas dividas deviam-se ao atrazo da Segurança social nuns pagamentos o que se verificou logo a seguir ao fim de poucos dias, e que eu saiba não deixaram hipotecas o que não vai acontecer quando estes se forem embora, parece-me que não vão sair da cepa torta tão depressa, parece que já andam a racionar o pão, pelo menos o escriturário disse que pouparam não sei quantos mil euros numa das ultimas assembleias gerais, só por isto se pode ver a pouca vergonha, os velhos se não lhe puserem as coisas à frente, tambem não as vão buscar, assim poupam muito, mal de nós quando precisarmos de para lá ir e dermos de caras com uma direcção destas.

    ResponderEliminar
  6. quando eu for velho e for para o lar, se houver uma coisa assim eu limpo 4 ou 5 não tenho nada a perder.
    é uma vergonha as velhotas do lar irem ao super mercado buscar comida para comerem há noite,claro as escondidas porque se eles sabem que os velhotes ainda tem graveto é mais esse que lhe sacam.

    ResponderEliminar
  7. ISTO era assunto para a ASAE indigar,porque não

    ResponderEliminar
  8. nunca mais tinha vesitado o site, porque achava que já se tinham acabado as dores de corno, mas pelos vistos não....que vergonha, isto sim é triste, seria bom que quando para lá tivessem de ir, não houvesse mesmo nada de nada, porque fartam-se as pessoas de trabalharem, e para quê??? para haver uns ressabiados que só sabem é dizer mal, ou então gente triste o fraca de cabeça como o sr. do comentário das 17:45, que diz que limpa um ou dois...francamente devido a roupa desta é que nada vai para a frente...vão buscar comida porque muitos são esquesitos e nada lhes agrada, e porque podem e querem e não é ás escondidas, porque têm ordem para isso, seus idiotas...informem-se e depois falem...

    ResponderEliminar