quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

HAITI. Toda a Ajuda é Necessária!


Portugal vai enviar para o Haiti um avião militar C-130 para auxiliar as operações de socorro que decorrem no país das Caraíbas, depois do sismo de terça-feira à noite, disse o ministro da Administração Interna, Rui Pereira. O presidente da República, Cavaco Silva, apelou à mobilização para a ajuda internacional àquela que é a nação mais pobre do hemisfério ocidental.
Depois da reunião de conselho de ministros desta quinta-feira, Rui Pereira disse que com o C-130 - que deverá «partir dentro de algumas horas, possivelmente amanhã» - irá uma equipa de auxílio humanitário. «Essa equipa compreenderá quatro elementos de comando e coordenação da Autoridade Nacional de Protecção Civil e 12 elementos da força especial de bombeiros, os ditos bombeiros canarinhos», explicou o ministro, referindo que integrarão ainda esta missão «uma pequena equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e também de medicina legal».
«Estes bombeiros vão montar no Haiti um acampamento com capacidade para socorrer até 750 pessoas», frisou o governante, dizendo que esta operação terá de ser articulada com as autoridades locais.
Antes destas declarações, o secretário Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, João Gomes Cravinho, dissera à agência Lusa, a partir de Rabat - onde está em visita oficial - que esperava que o C-130 fosse enviado «ainda hoje à tarde», com «32 elementos da Protecção Civil habilitados para responder a este tipo de emergência».
O secretário de Estado sublinhou que este se trata «de um apoio na ordem dos 400 mil euros». «É muito significativo à nossa escala», disse João Cravinho, referindo que o envio de ajuda está a ser articulado com a União Europeia e com a ONU, mas que está a «equacionar a possibilidade de enviar tendas, rações de combate e mantimentos para esta situação imediata».
"noticia e foto retiradas do Google Noticias"

6 comentários:

  1. Toda a ajuda possível é necessária para o Haiti. A solidariedade e a ajuda ao próximo devia ser um objectivo de todos, mas há muita gentinha que só olha para o seu umbigo, e só vê o algueiro no olho do vizinho.

    ResponderEliminar
  2. Ena pá mas a azia não passou com o novo ano.
    Está dificil !

    ResponderEliminar
  3. Na freguesia de Esperança há quem não tenha mais do que fazer do que controlar " as novidades ", na Junta de freguesia, é vê-lo ao mais magoado, com o seu ar e andar arcado, todas as manhãs a fazer precuras aquando das ausências dos actuais eleitos da junta.
    Não há ainda uma vaga de voluntário para o Haiti ?

    ResponderEliminar
  4. O que é que a junta de freguesia de esperanca tem a ver com o tema em questao?E tu se fosses uma pessoa que fizesses alguma coisa na vida nao tinhas tempo de andar a ver o que os outros fazem.Se eu fosse a pessoa de quem falas se te apanhasse a espreitar metia-te os olhos á belenenses assim ja nao vias nada

    ResponderEliminar
  5. Mais um valentão "anónimo" e de certeza dos que ainda têm azia.Pobre coitado,por este andar vai ficar cheio de úlceras no estômago.Preocupa-te em apaziguar e não ameaçar quem diz a verdade.Aconselha os "ex" a desamparar a loja,que é como quem diz a JF e a tratar da sua própria vida se é que a têm.Obrigado se o fizeres.

    ResponderEliminar
  6. Afinal o bar de convívio dos idosos da Esperança quando abre ?
    Porque fechou ?
    Alguém me sabe explicar ?

    ResponderEliminar