sábado, 30 de janeiro de 2010

VIVA A REPÚBLICA!


Cumpre-se este ano o centenário da República.
A 31 de Janeiro de 1891 dá-se no Porto a primeira revolta armada contra a monarquia e durante algumas horas os ideais republicanos tomaram conta da cidade.
A reacção monárquica não se fez esperar e actuou com grande brutalidade.
A 1 de Fevereiro de 1908,no Terreiro do Paço em Lisboa, são assassinados o rei D. Carlos e o Principe herdeiro.

A revolução estava em marcha. Lisboa era então um vulcão revolucionário.
A 5 de Outubro de 1910 a Republica é proclamada em todo o país.

O nosso concelho viveu esse dia com grande entusiasmo ou não fosse este concelho, no dizer de Teófilo Júnior, "um baluarte glorioso e formidável do republicanismo alentejano"!(1)
"... Na manhã do dia 5 começou a afluir ao Centro Republicano grande quantidade de povo que aclamava febrilmente a República e os seus maiores vultos. Pouco depois saía do centro a filarmónica acompanhada de povo que já era em número considerável, à frente do qual marchavam os membros da comissão municipal repúblicana empunhando bandeiras.
Dirigiu-se o cortejo aos paços do concelho, onde foi içada, numa das janelas a primeira bandeira da República.
... De uma das janelas da câmara falaram entusiasticamente os académicos Barradas Tenório e Teófilo Júnior e o operário José Lopes, os quais receberam do povo grandes manifestações de simpatia."
(2)
No ano em que se comemora o centenário da república é urgente que consigamos fazer renascer a instituição que em Arronches foi o centro da afirmação republicana, um espaço de resistência ao salazarismo e que os interesses politico-partidários da equipa que durante mais de trinta anos dominou o concelho mantem encerrado.
Estou certo de que a melhor forma de em Arronches comemorarmos o centenário da República será resgatarmos e abrirmos o Centro Republicano Arronchense.
(1) in Ventura, António, Teófilo Júnior - Vida e Obra.
(2) Idem

4 comentários:

  1. Como Arronchense fico surpreendido com o administrador deste blog,quere ser tão intelectual nos posts que escreve,que no principio até parecem serem de cultura e pela defesa do bom nome de Arronches e suas gentes, mas têm apenas como finalidade dividir e confundir os arronchenses,(resgatar)até parece nos tempos das ocupações de herdades.Agora apresente-se tenha tomates e candidate-se numa assembleia e faça melhor que aqueles que lá estão,quando lá esteve só fez porcaria.

    ResponderEliminar
  2. so gostava de saber pk é que qd abrimos o blog ainda temos na 1ª pag noticias do mes de nov 09.....temos k andar a cata dos doc.....

    ResponderEliminar
  3. Ó cromo....se aparece de novembro de 2009 é porque ñão percebes patavina desta treta. Larga isto que não é para ti. Deves de ter arquivado um post dos primeiros e quando clicas vai para esse.

    ResponderEliminar
  4. Os que lá estão desde o século passado não fazem só porcaria, não fazem é nada...mas vão recebendo os subsidizinhos que a autarquia lhes atribui pelo bom serviço à república!

    ResponderEliminar