sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O maior sismo de há 40 anos



Arronches também tremeu

A terra tremeu ontem na Península Ibérica e em Marrocos, exactamente às 01:37:47h, numa intensidade de 6,1 na escala de Richter, segundo o Instituto de Meteorologia de Portugal. Não há danos a registar. O primeiro abalo foi seguido de dezasseis réplicas e actividade sísmica ainda ocorre.
De acordo com o responsável do IM, Adérito Serrão, “o sismo da madrugada de ontem é o maior registado desde 1969”.
Tinha-me acabado de deitar quando senti um ruído semelhante ao que é feito pelos camiões quando passam na estrada. A minha casa é antiga e de rés-do-chão. Talvez por isso não tenha sentido tanto a terra a tremer quanto ouvi o barulho que fez e o tempo que demorou.

2 comentários:

  1. segundo analistas nesta área, o terramoto não foi devastador, não só pelo facto de se ter dado a 185km de Faro mas tambem por ter sido a 10 km de profundidade.
    pelo que ja ouvi, houve no nosso concelho muitas pessoas a senti-lo o que não foi o meu caso, feliz ou infelizmente, não sei.
    ao que parece o sismo teve a duração de alguns minutos mas apenas foi sentido durante 5 a 8 segundos, pela população.
    para curiosidade, relatos publicados em muitos locais, revistas, net, etc, parece que não se sentiu este terramoto apenas no nosso país, mas tambem em Rabat e Tetouan (Marrocos) e em Sevilha e Huelva (Espanha)

    Uma nota à parte...

    parece que o que interessa as pessoas que vizitam este blog.. (e claro que falo tambem de mim...mas que gosto de me interessar por muitas coisas não só plitiquices do nosso concelho) é apenas politica... assim se ve apenas que as pessoas e não só as do nosso concelho só gostam de falar mal dos outros e não se interessam por coisas tão interessantes como um fenómeno da natureza que tao raramente acontece no nosso país.
    é verdade que um acontecimento como este não é nada bom mas penso que seria bom sabermos as experiencias que cada um arronchense viveu neste momento de tao pouco tempo.

    ResponderEliminar
  2. sim eu senti um barulho tipo comboio apassar e os vidros a bater liguei a net e vi logo ke tinha sido o sismo, mas ke foi bem sentido isso foi

    ResponderEliminar