quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Os candidatos à Câmara mostraram-se aos arronchenses!
O debate organizado pela Rádio Portalegre. (foto publicada pelo Blog Arronches em Notícia)
Perante um auditório certamente muito mais vasto que as dezenas de arronchenses que se deslocaram ao Centro Cultural - o debate foi transmitido pela Rádio Portalegre - os candidatos Gil Romão (PS), Jorge Ventura (CDU),Fermelinda Carvalho (PSD) e António Baptista (CDS/PPM)deram a conhecer as propostas que têm para Arronches e procuraram apresentar razões para que lhes sejam confiados os destinos do concelho.
O debate decorreu com elevação embora nenhum dos candidatos abdicasse de clarificar as diferenças existentes nas propostas e nos comportamentos de cada um.
O Debate ontem realizado deve ser "esmiuçado" pelos arronchenses e, se possível, tendo presente os conteúdos do brilhante artigo publicado pelos irmãos Velez no Notícias de Arronches. Se assim fizermos quase de certeza não ficaremos arrependidos da decisão que tomarmos no próximo dia 11.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Mudamos ou mantemos?
Os resultados obtidos nas eleições de domingo deverão merecer uma atenção acrescida das várias candidaturas aos ógãos municipais.
Hoje, dia da realização do debate entre os vários candidatos à Presidência da Câmara, publicamos as votações conseguidas por cada uma das forças políticas no passado domingo.
Como se pode constatar, o PS continua a vencer as eleições no concelho mas a tendência é de perda acelerada. Também a CDU regista uma descida, embora ligeira, em relação a 2005. Ao contrário, PSD, CDS e o Bloco de Esquerda - este não concorre às autarquicas - estão claramente em crescendo.
A campanha que hoje começou pode ser decisiva para a manutenção ou mudança na gestão e nos gestores dos órgãos do município.
Que ganhe Arronches!
Hoje, dia da realização do debate entre os vários candidatos à Presidência da Câmara, publicamos as votações conseguidas por cada uma das forças políticas no passado domingo.
Como se pode constatar, o PS continua a vencer as eleições no concelho mas a tendência é de perda acelerada. Também a CDU regista uma descida, embora ligeira, em relação a 2005. Ao contrário, PSD, CDS e o Bloco de Esquerda - este não concorre às autarquicas - estão claramente em crescendo.
A campanha que hoje começou pode ser decisiva para a manutenção ou mudança na gestão e nos gestores dos órgãos do município.
Que ganhe Arronches!
domingo, 27 de setembro de 2009
Legislativas: PSD ganha um deputado ao PS em Portalegre
Cristovão Crespo foi eleito deputado pelo PSD
O PS obteve 38,28% (54,8% e dois deputados em 2005) dos votos no distrito de Portalegre e um deputado contra 23.84% (20,26% em 2005) do PSD que assim conseguiu recuperar um deputado.
A terceira força foi a CDU com 12,87 % (12,09% em 2005), seguida pelo Bloco de Esquerda que alcançou 10,75% dos votos (4,6% em 2005) e do CDS que recolheu 7.99% (4.22% em 2005).
Foram eleitos Júlio Miranda Calha (PS) e Cristóvão Crespo (PSD).
Em Elvas, o PS venceu com 42.65% e 4.375 votos (63.14% e 7.597 votos em 2005), seguido do PSD com 20.9% e 2.144 votos (16.85% e 2.027 v.), BE com 13.33% 1.368 votos (5.44% e 655 v.), CDS 10.99% 1.127 votos (6.03% e 726 v.), CDU 5.93% 608 votos (5.09% e 613 v.) e MRPP 1.74% e 178 votos (0.55% e 66 v.).
Em Portalegre, o PS obteve 36.3% dos votos, PSD 31.28%, BE 11.25%, CDS 9.07% e CDU 6.31%.
Em Campo Maior, PS 45.84%, CDU 19.31%, PSD 13.8%, BE 12.28% e CDS 4.2%.
Em Arronches, PS 38.6%, PSD 32.32%, BE 9.26%, CDU 7.72% e CDS 6.33%.
Em Monforte, PS 37.73%, PSD 18.92%, CDU 16.89%, BE 10.91% e CDS 9.67%.
Em Fronteira, PS 39.49%, PSD 27.86%, CDU 11.73%, BE 8.77% e CDS 6.89%.
Em Ponte de Sôr, PS 35.33%, CDU 21.09%, PSD 18.03%, BE 11.69% e CDS 7.12%.
[22:24] 27/09/2009
Noticia retirada do sítio da Rádio Elvas
PS vence as eleições mas perde a maioria absoluta!
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Amanhã é dia de reflexão! mas é nestas coisas que devemos pensar no próximo domingo.
(foto publicada no blog Arronches em Notícia)
Nesta recta final da campanha para as legislativas de domingo, ainda gostaria de tomar um exemplo da governação socialista para discutir a natureza da política que foi praticada, isto é, dos interesses sociais que representou e que serviu.
Apesar do embaraço da escolha, selecciono propositadamente as reformas da segurança social, porque o Governo, o PS e o primeiro-ministro Sócrates, fazem gala em apresentá-la como uma medida providencial, incontornável e necessária, concretizada com sucesso.
Não é preciso dizer grande coisa. Basta citar o último relatório anual sobre pensões da insuspeita OCDE, divulgado em Julho passado:
«Os cortes maiores [em termos brutos], de cerca de 40%, serão na Coreia e em Portugal».
Negligenciando alguns pormenores técnicos, resuma-se o significado disto para o futuro: o Governo roubou, em média, a cada português, 2/5 da sua reforma.
De tal forma, que até a sua querida OCDE vem sugerir cautela e lembrar que, neste contexto de crise (e de desamparo social), convém moderar os cortes.
Havia alternativa, para garantir a sustentabilidade do sistema? Não era inevitável?
Não, não era. Bastava diversificar e adequar o financiamento. ...tem em relação a isto, muitas propostas.
Refira-se, entre muitas outras necessárias, a de afectar 0,25% de um imposto sobre as transacções na Bolsa de Valores à Segurança Social.
Mas, evidentemente, isso mexeria com outros interesses.
São transparentes as opções do PS. Em vez de cortar os desmedidos lucros especulativos, nomeadamente dos grandes capitalistas, prefere cortar nas pensões de miséria, sustento de quem trabalhou toda uma vida.
É nestas coisas que devem pensar os trabalhadores no activo e os trabalhadores reformados no próximo domingo.
Publicado por M. R. no blog Mais Évora
É PRECISO NÃO ESQUECER!
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
É só na Madeira?
"Se eu mandasse tinhamos eleições todos os meses".
Foi esta a expressão usada por uma jovem arronchense que me comentava a "chuva" de inaugurações, lançamentos de primeira, segundas e terceiras pedras, visitas de membros do governo, festas, festinhas e festarolas que animam o concelho.
Não sei se a jovem tem razão. Se com eleições todos os meses poderiamos manter tal ritmo de festas, a não ser... que instituissemos o dia mensal do idoso, o dia mensal da mulher, a necessidade de uma festa quando sonhamos com uma obra, uma nova festa quando a aprovamos no executivo, uma visita ministerial a dizer que a ideia é boa, uma concentração concelhia quando a tivermos aprovada e aí por diante.
Depois, poderiamos ter comprometido o futuro mas isso já não interessaria muito porque, parece-me para estes "governantes" a palavra de ordem não é, ao contrário do que dizem: Não falamos, Fazemos.É certamente "QUEM VIER A SEGUIR QUE FECHE A PORTA!
(as fotos que inserimos são propriedade do blog arronches em noticia e foram por ele publicadas)
terça-feira, 22 de setembro de 2009
PALAVRAS PARA QUÊ?
Miranda Calha, cabeça de lista do PS pelo nosso distrito está a "colocar-nos" na caixa de correio um pedido para que votemos na sua lista num " compromisso para avançar o distrito de Portalegre.
Tratando-se de um candidato que é eleito há mais de três décadas não se justificarão novos prazos para mostrar o que vale. O que importa é ver o que foi feito.
O Governo PS que governou Portugal de 2005 a 2009 conseguiu baixar todos os indicadores do país.
O país tem agora menos crescimento económico, menos desenvolvimento, mais despesa pública, mais dívida externa, mais desemprego, mais insegurança, etc.
Desde que tomou posse em 2005 o pais mergulhou rapidamente numa profunda crise económica e social, não confundir com crise internacional que é outra crise que pouco nos atingiu.
A moral das pessoas baixou drasticamente, o desemprego atingiu milhares de jovens.
In Pontedosor
Recordemos:
Como se confirma é justo dizer:
Não falamos. FAZEMOS!
domingo, 20 de setembro de 2009
O PS QUER CONTINUAR.....
Foto publicada pelo Jornal Fonte Nova
O Partido Socialista veio hoje à sede do concelho a pedir-nos, de forma barulhenta, que lhe renovemos o mandato.
Os candidatos (não vi o cabeça de lista, presumo que esse só cá vem para inaugurações ou com o Secretário-geral) dois jovens que presumo não tenham "muitas culpas no cartório" afadigavam-se a distribuir a sua propaganda.
São simpáticos. Possivelmente conseguiriam interessar-me pelas suas propostas só que... vinham muito mal acompanhados.
O equipamento sonoro colocado no carro de campanha atormentava-nos com o discurso do "chefe" e de imediato me vieram à lembrança os 150 mil postos de trabalho prometidos e os resultados da sua governação: mais de 600 mil desempregados em Agosto/09.
E porque não esqueço, o meu voto independentemente do local onde colocar a cruzinha vai ser contra o PS de Sócrates e Miranda Calha.
Que me desculpem o Luís Testa e os restantes candidatos.
Os professores não podem e não vão esquecer.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Dia 29 de Setembro confrontam-se projectos e personalidades
Dia 29 de Setembro, no Centro Cultural de Arronches, os candidatos à Presidência da Câmara irão esgrimir argumentos e tentar convencer-nos das virtudes programáticas e pessoais.
O Debate organizado pela Rádio Portalegre e transmitido por aquela rádio permitir-nos-á assistir em directo ao primeiro confronto de ideias entre os principais protagonistas das eleições autárquicas no concelho.
De registar o facto do debate poder ser seguido pelos Arronchenses espalhados pelo mundo através do RP on-line.
Este espaço pretende contribuir para que o debate da RP atinja os objectivos propostos: esclarecer os eleitores. Assim, convida-vos a colocarem aqui as questões que gostariam de ver respondidas pelos diferentes candidatos.
Apenas uma regra: Perguntar não é ofender!
Eis os protagonistas:
Gil Romão - Funcionário Público Aposentado, actual Presidente eleito pelo PS
Fermelinda Carvalho - Engenheira Agrónoma, actual vereadora eleita pela coligação PSD/PP.
Jorge Ventura - Funcionário Público, actual deputado municipal eleito pela CDU
António Baptista - Agricultor
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Radio Elvas promoveu debate com todos os cabeça-de lista.
O TGV, as acessibilidades, o emprego e a saúde foram alguns dos temas em destaque no debate "Legislativas 2009” que a Rádio ELVAS transmitiu em directo do Hotel Candelária, em Cabeço de Vide, na noite de terça-feira.
Foram oito os cabeças-de-lista pelo círculo de Portalegre que compareceram no Salão Madrid da unidade hoteleira do concelho de Fronteira: Júlio Miranda Calha (PS), Cristóvão Crespo (PSD), Joaquim Manuel Lopes (CDU), António José Baptista (CDS/PP), Paulo Cardoso (BE), Alberto Rebola (MEP), João Torres Pereira (MMS) e Manuel António Torneiro (MPT).
Durante duas horas e um quarto, entre as 21.30 e as 23.45 horas, os candidatos apresentaram as suas propostas para o distrito de Portalegre, num debate que decorreu sob o signo da cordialidade, embora com alguns momentos de confronto mais vivo entre os candidatos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Portalegre.
E, parece-nos, há muito trabalho a desenvolver porque as coisas estão longe de estarem clarificadas,conforme é demonstrado pela sondagem que hoje veio a público.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Marcas do passado trazem arqueólogos a Esperança
Primitiva Bueno Ramirez ficou encantada com tudo o que viu em Esperança, declarando que o património é " interessantíssimo". Segundo declarou, as pinturas observadas "são espectaculares", além de que "esta é uma zona muito rica e com um ambiente natural que vale bem a pena".
Opinião semelhante tem Rodrigo Balbin que assumiu que "interessa-nos muito tudo o que se produz nesta zona que é muito desconhecida". As novas pinturas e abrigos encontrados em Esperança "são magníficas, porque são uma novidade absoluta".
O professor referiu ainda que "seria interessante" dar a conhecer toda esta arte, mas primeiro é necessário "estudar cientificamente" as descobertas para que haja um "conhecimento sério" e depois "dá-lo a conhecer e fazer a sua promoção para que as pessoas o conheçam e venham visitá-lo".
In Fonte Nova
Nenhum arronchense deixará de subscrever esta sugestão mas para tal é necessário não ficar mais umas quantas décadas a assobiar para o lado. O novo executivo municipal - seja ele qual seja - tem a obrigação de dar corpo à sugestão do especialista.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
O Bem-estar Social só é possível com justiça e postura cidadã.
A Secretária de Estado Idália Moniz quando da sua visita/contributo à candidatura socialista do concelho, anunciou ter sido aprovado um Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) no Centro de Bem-estar Social. Um investimento total de 837 mil euros e que é um espaço de complemento ao Lar Residencial de Arronches, dirigido a crianças e jovens com deficiência, prioritariamente do Concelho, mas também com abrangência regional e nacional, e que vai contar com 30 vagas.
Com a possibilidade de prestar um novo serviço o Centro de Bem-estar e a sua direcção assumem acrescidas responsabilidades entre as quais a de não esquecerem o papel que a sociedade destina às instituições de solidariedade social e a postura que a estas compete na actual conjuntura.
Importa nunca esquecer que um Lar Residencial não pode ter qualquer semelhança com as estruturas que o antecederam: Os Albergues dos Inválidos do Trabalho. Não pode haver semelhança seja no tratamento dos idosos e demais utentes, seja no respeito para com os trabalhadores e os seus direitos.
Há um certo murmurar no concelho...esperemos que seja rebate falso.
domingo, 13 de setembro de 2009
José Sócrates participou em almoço familiar, em Mosteiros
13 de Setembro de 2009, 14:43
A campanha socialista arrancou em Mosteiros, Arronches. O anfitrião da tarde foi Francisco Figueira, Presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, que recebeu José Sócrates em sua casa para um almoço familiar onde não faltou o leitão assado nem os doces regionais. Tudo, à excepção do leitão, foi preparado pela família do autarca.
«A ideia do almoço partiu do próprio Engenheiro José Sócrates», contou Francisco Figueira ao SAPO. «Vai ser um almoço familiar. Vamos comer sopa de feijão verde, bacalhau frito de cebolada e um leitãozinho assado à moda do Estrela, uma especialidade», acrescentou Presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros. Para sobremesa a família de Francisco Figueira preparou ainda alguns doces tradicionais como a sericaia, a encharcada e o leite-creme.
Na rua poucos habitantes esperavam o líder socialista, só os vários jornalistas enchiam a rua que, curiosamente, se chama Dr. Jorge Sampaio. «Isto aqui é tudo socialista, até as ruas», brincou um polícia.
Este encontro marca o arranque simbólico da campanha eleitoral no local onde o PS teve uma das maiores votações nas legislativas de 2005, com 72,79% dos eleitores a votar em José Sócrates.
@Rita Afonso
Manter ou Mudar o Rumo?
No início oficial da Campanha Eleitoral para a Assembleia da Republica os diferentes partido elegeram o Alentejo para arranque de campanha.
O Secretário-geral do PS vai iniciar as actividades de campanha com um encontro/almoço nos Mosteiros, seguindo para Portalegre e terminando o dia com um comício em Évora.
A CDU também elegeu o Alentejo para começar a campanha. O Templo de Diana em Évora fornecerá o enquadramento necessário.
Segunda-feira será a vez de Manuela Ferreira Leite visitar Portalegre numa acção de campanha.
Está visto que não vão faltar actividades visando convencer-nos.
O Secretário-geral do PS vai iniciar as actividades de campanha com um encontro/almoço nos Mosteiros, seguindo para Portalegre e terminando o dia com um comício em Évora.
A CDU também elegeu o Alentejo para começar a campanha. O Templo de Diana em Évora fornecerá o enquadramento necessário.
Segunda-feira será a vez de Manuela Ferreira Leite visitar Portalegre numa acção de campanha.
Está visto que não vão faltar actividades visando convencer-nos.
sábado, 12 de setembro de 2009
Entre um e outra... vamos escolher um melhor!
O episódio grotesco de Manuela Ferreira Leite a rejeitar a crítica de que existe «asfixia democrática» na Madeira, argumentando que «quem legitima o poder é o voto do povo e não está aqui ninguém por imposição, é em resultado dos votos» ocorreu na Madeira e ao lado do próprio Alberto João Jardim. Com um pormenor: a líder do PSD não apenas se andava a pavonear em campanha eleitoral na Madeira ao lado de Jardim, como não hesitou em fazê-lo deslocando-se no carro oficial da chefia regional que o «seu presidente», arrogante como sempre, pôs também ao serviço da campanha do PSD.
Não podia haver melhor ilustração para a «legitimidade» de Jardim invocada por Ferreira Leite: na verdade, os responsáveis do Governo Regional não estavam ali «por imposição», pois todos haviam sido eleitos democraticamente: quem realmente ali estava por imposição era o automóvel topo de gama, comprado pelo Estado para exclusivo serviço do Estado, mas imposto ao serviço da senhora presidente de PSD pelo «legitimado» João Jardim.
…o PS de José Sócrates saltou agora aceradamente, por interposto porta-voz, a proclamar que «na política de verdade do PSD não há credibilidade nem honestidade política», pois «o tema da suposta e falsa asfixia democrática em Portugal também tem dias e nem todos os dias Manuela Ferreira Leite diz o mesmo».
…o PS de Sócrates não falha menos a verdade quando nega a «asfixia democrática» imposta pelo seu Governo: basta olhar para o rol interminável de tranquibérnias que vão emergindo do «consulado Sócrates», de que o «caso Freeport» e a negociata dos contentores de Alcântara com a MotaEngil são meros expoentes.
Confirma-se: Sócrates e Ferreira Leite estão bem um para o outro
A ser assim o Rei Sol vai ter mudar!
O estudo de opinião efectuado pela Eurosondagem atribui ao PS 33,6% dos votos dos portugueses, o que corresponde à eleição de um mínimo de 84 e um máximo de 90 deputados. No melhor dos cenários, o PS perde 31 deputados em relação a 2005 – aliás, os socialistas são mesmo os únicos a descer em relação às últimas eleições.
Com menos 1,1% surge o PSD, escolhido por 32,5% dos inquiridos. A previsão de mandatos é exactamente igual à do PS: entre 84 e 90 deputados, o que no caso do PSD significa sempre um crescimento face ao actual grupo parlamentar que é composto por 75 deputados.
A sondagem da SIC, Renascença e Expresso confirma a subida do Bloco de Esquerda que surge como terceira força politica no Parlamento: 9,6% é a previsão. que corresponde à eleição de 18 a 20 deputados, mais do dobro dos actuais oito mandatos.
A CDU é opção para 9,4% dos inquiridos, com eleição de 16 a 19 deputados. Em 2005, a coligação entre comunistas e verdes elegeu 14 deputados.
Quem também deverá ver aumentado o grupo parlamentar é o CDS, que sobe nas intenções de voto se compararmos com o resultados de 2005: 8% é a previsão. E em vez dos actuais 12 mandatos, poderá vir a ter entre 14 e 16.
Por outro lado, 6,9% dos inquiridos opta por outros partidos, pelo voto em branco ou nulo, o que poderá significar a entrada de uma nova força política no hemiciclo.
Sublinhe-se que estes são os resultados projectados de uma sondagem que registou 19% de indecisos.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Todas as sondagens conhecidas mostram o PS em queda livre. A sondagem hoje publicada pelo Diário de Notícias mostra-nos PS e PSD separados por apenas 2 pontos percentuais.
Neste contexto poderá não ser tão descabido o resultado apresentado pelos visitantes deste blog que deram indicação de quem escolheriam para governar o concelho.
Admitimos que muitos dos votantes do Blog não tenham sequer capacidade eleitoral mas pensamos que deva ser dada alguma atenção à tendência ali expressa.
O desafio que vos deixamos é a de antever esse cenário - mudança política na gestão municipal - e encontrarmos as primeiras mudanças a implementar no concelho por quem venha a assumir a Presidência da Câmara.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Será????????
Conforme um comentador já aqui deixou registado a votação realizada pelos visitantes deste blog não tem qualquer rigor nem pode ser entendida senão como aquilo que realmente é: uma mostra da vontade dos que visitam este blog.
No entanto os resultados registados não podem ser ignorados e certamente as diferentes candidaturas em presença não deixarão de os analisar. É que, perto de 200 votantes deixaram registado que se fossem representativos da população eleitora, a gestão do concelho mudaria de mãos. Mais, o Partido Socialista que há mais de 3 décadas governa o concelho só à tangente elegeria um vereador.
Se esta "votação" fosse a votação para a Câmara Muncipal os resultados seriam estes:
Presidente da Câmara - Engª Firmelinda Carvalho (PSD), 1º Vereador - Dr. José Bigares (PSD), 2º Vereador - Sr. Jorge Ventura (CDU), 3º Vereador - Sr. João Galão (PSD), 4º Vereador - Sr. Gil Romão (PS).
Será??????????????
domingo, 6 de setembro de 2009
Não há festa como esta!
"Não podem contar com este Partido Comunista Português para concretizar a mesma política que tem sido seguida nestes anos", disse o líder comunista, para quem "as condições para o surgimento de uma alternativa de esquerda verdadeiramente digna desse nome" dependem "do povo e do seu voto" e não da "boa vontade de nenhum directório partidário dos partidos que têm governado o país".
Jerónimo de Sousa apela por isso ao reforço do voto na CDU, e apela aos eleitores do PS que se sentem defraudados.
"Não há mudança sem o reforço daqueles que convictamente lutam" por uma alternativa de esquerda -- o PCP e a CDU, afirmou.
Um reforço para que podem contribuir "aqueles que votaram no PS e que foram enganados nas suas aspirações e interesses por um governo que fez o contrário do que anunciou".
Jerónimo de Sousa apela por isso ao reforço do voto na CDU, e apela aos eleitores do PS que se sentem defraudados.
"Não há mudança sem o reforço daqueles que convictamente lutam" por uma alternativa de esquerda -- o PCP e a CDU, afirmou.
Um reforço para que podem contribuir "aqueles que votaram no PS e que foram enganados nas suas aspirações e interesses por um governo que fez o contrário do que anunciou".
...Quem fala assim, não é gago....
Quem tem medo da Manuela?
La TVI, especialmente el informativo de los viernes dirigido por Manuela Moura Guedes, ha sido la televisión que más duramente ha tratado al primer ministro José Sócrates durante el desarrollo de las investigaciones relacionadas con el 'caso Freeport', sobre la presunta corrupción urbanística durante el anterior mandato socialista, en el que Sócrates era ministro de Ambiente.En el último congreso socialista, José Sócrates arremetió contra el informativo y en una entrevista a la televisión pública en RTP habló del mismo diciendo que no es un telediario sino una "caza al hombre, un informativo travestido hecho de odio y persecución personal".EL MUNDO
Sexta-feira, 04 Setembro, 2009
Sexta-feira, 04 Setembro, 2009
Mais do mesmo?
Formação e empreendedorismo são apostas fundamentais para o reforço da competitividade do país. A afirmação é do Ministro da Economia e Finanças, Teixeira dos Santos, no Fórum Novas Fronteiras que decorreu este sábado em Portalegre.
No caso particular do distrito de Portalegre, para inverter o cenário de encerramento de empresas e a perda de população, Teixeira dos Santos refere que é necessário dinamismo económico por parte de empreendedores e agentes locais.
Teixeira dos Santos foi ainda interpelado pelos jornalistas sobre a incrementação financeira para a construção na nova escola prática da GNR em Portalegre, um processo que, segundo o Ministro, continua em análise.
O Ministro da Economia e Finanças, Teixeira dos Santos, falava este sábado durante o Fórum Novas Fronteiras, que decorreu numa unidade hoteleira de Ribeira de Nisa em Portalegre, sob o tema “Perspectivas Económicas para o Distrito de Portalegre, iniciativa que, segundo o deputado Miranda Calha, tem como objectivo, servir de estimulo para o aumento da vitalidade económica na região.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Debelada uma arreliadora falha técnica....
Por razões técnicas tem vindo a ser barrado o acesso aos comentadores no último post.
Só agora detectámos tal situação e vamos procurar resolver.
Entretanto como já todos conhecem optámos por impedir o comentário directo uma vez que nos é imposível manter via aberta aos "garotões" que resolveram transformar este espaço na pocilga onde possivelmente vivem ou se sentem bem.
Como certamente já constataram todos os comentários (minimamente dignos desse nome) tem sido publicados.
Uma única excepção: as tentativas de empastelar o blog, com espaços em branco, citações da Constituição e tratados de matemática, não são publicados.
Como podem constatar. Tudo simples.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Não há territórios pobres: há territórios sem projecto.
Foto publicada no blog Arronches em Notícias
“A Arqueologia é provavelmente a última profissão romântica”, citou Jorge de Oliveira
Agora a sua actividade desenvolve-se no Pego do Inferno, na margem esquerda da Ribeira de Abrilongo, freguesia da Esperança no concelho de Arronches.
Já são trinta e sete anos de arqueologia, obviamente que primeiro numa fase perfeitamente amadora, depois na fase já profissional, mas ao fim e ao cabo é uma vida inteira dedicada à arqueologia, da qual não me arrependo de facto. É como digo, uma experiência sempre interessante, sempre novas aventuras e descobertas. Amanhã mesmo iremos para a Igreja dos Mouros, em Arronches para acabar um trabalho, e espero no dia seguinte ir para outra gruta recentemente descoberta que é o Pego do Inferno, que é uma gruta interessantíssima virada para o lado de Espanha, ainda que naturalmente em território português mas cujo acesso só é praticável entrando primeiro em Espanha, passando a ribeira e depois entrando nessa gruta.
… A gruta é ampla, situa-se numa zona paradisíaca mas de muito difícil acesso. E os pré-históricos obviamente que conheciam a paisagem como ninguém, souberam escolher aquele recanto aberto nos quartzitos para criar um espaço de vivência. E é aí que se abre em diáclase esta gruta, que tem pinturas rupestres. Algo escondidas pelo negro de fumo, porque de facto foi um espaço continuamente ocupado.
… é possível ver pintura a vermelho (óxido de ferro naturalmente), com representações maioritariamente antropormóficas, portanto representações humanas muito esquemáticas, (pois já estamos na fase da arte esquemática) da fase pós glaciar; uma arte que é pintada pelos primeiros indivíduos que faziam agricultura e pastorícia neste Alentejo, que já tinham ultrapassado a fase realista da arte e já estão na esquemática, na antecâmara da escrita, dos caracteres, e portanto já estão a esquematizar a sua forma de comunicar; e lá estão representações humanas, outras algo vegetalistas também. Falta agora estudar com cuidado e tentar remover algum do negro do fumo para podermos perceber se se trata de uma capela sistina ou se não é nenhuma capela sistina, e é apenas um espaço com pinturas só de um lado, e não toda coberta. Como lhe digo o maior problema é o negro do fumo.
… Estamos perante um conjunto de arte rupestre enorme na freguesia da Esperança o maior centro de arte rupestre a sul do país, em que a Câmara de Arronches convidou-nos a nós (Universidade de Évora) para reabilitarmos os acessos aos outros abrigos com pinturas e no fim deste projecto, daqui a 3 anos, podermos abrir ao público um Centro de Interpretação da arte rupestre da Esperança que vai ser montado num antigo lagar de azeite que se manteve completo. Fica assim a memória da transformação da azeitona e paredes meias o Centro de Interpretação, bem perto da aldeia, onde as casas têm chaminés gostosas (como dizem os brasileiros) e com fachadas entre o azul e amarelo brilhando contra o branco. Um sítio lindíssimo.
Agora a sua actividade desenvolve-se no Pego do Inferno, na margem esquerda da Ribeira de Abrilongo, freguesia da Esperança no concelho de Arronches.
Já são trinta e sete anos de arqueologia, obviamente que primeiro numa fase perfeitamente amadora, depois na fase já profissional, mas ao fim e ao cabo é uma vida inteira dedicada à arqueologia, da qual não me arrependo de facto. É como digo, uma experiência sempre interessante, sempre novas aventuras e descobertas. Amanhã mesmo iremos para a Igreja dos Mouros, em Arronches para acabar um trabalho, e espero no dia seguinte ir para outra gruta recentemente descoberta que é o Pego do Inferno, que é uma gruta interessantíssima virada para o lado de Espanha, ainda que naturalmente em território português mas cujo acesso só é praticável entrando primeiro em Espanha, passando a ribeira e depois entrando nessa gruta.
… A gruta é ampla, situa-se numa zona paradisíaca mas de muito difícil acesso. E os pré-históricos obviamente que conheciam a paisagem como ninguém, souberam escolher aquele recanto aberto nos quartzitos para criar um espaço de vivência. E é aí que se abre em diáclase esta gruta, que tem pinturas rupestres. Algo escondidas pelo negro de fumo, porque de facto foi um espaço continuamente ocupado.
… é possível ver pintura a vermelho (óxido de ferro naturalmente), com representações maioritariamente antropormóficas, portanto representações humanas muito esquemáticas, (pois já estamos na fase da arte esquemática) da fase pós glaciar; uma arte que é pintada pelos primeiros indivíduos que faziam agricultura e pastorícia neste Alentejo, que já tinham ultrapassado a fase realista da arte e já estão na esquemática, na antecâmara da escrita, dos caracteres, e portanto já estão a esquematizar a sua forma de comunicar; e lá estão representações humanas, outras algo vegetalistas também. Falta agora estudar com cuidado e tentar remover algum do negro do fumo para podermos perceber se se trata de uma capela sistina ou se não é nenhuma capela sistina, e é apenas um espaço com pinturas só de um lado, e não toda coberta. Como lhe digo o maior problema é o negro do fumo.
… Estamos perante um conjunto de arte rupestre enorme na freguesia da Esperança o maior centro de arte rupestre a sul do país, em que a Câmara de Arronches convidou-nos a nós (Universidade de Évora) para reabilitarmos os acessos aos outros abrigos com pinturas e no fim deste projecto, daqui a 3 anos, podermos abrir ao público um Centro de Interpretação da arte rupestre da Esperança que vai ser montado num antigo lagar de azeite que se manteve completo. Fica assim a memória da transformação da azeitona e paredes meias o Centro de Interpretação, bem perto da aldeia, onde as casas têm chaminés gostosas (como dizem os brasileiros) e com fachadas entre o azul e amarelo brilhando contra o branco. Um sítio lindíssimo.
(da entrevista do Professor Jorge de Oliveira ao Diário do Sul)
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Idália Moniz apadrinha inaugurações e intenções
Hoje, em Arronches, foi tempo de inaugurações e lançamento de obras na presença de um membro do governo.
Ninguém terá dúvidas que o tempo escolhido teve a ver com as eleições que se aproximam mas onde e quem não faz o mesmo?
Ninguém terá dúvidas que o tempo escolhido teve a ver com as eleições que se aproximam mas onde e quem não faz o mesmo?
Aliás, se os políticos no poder não apresentarem agora “obra” quando o irão fazer?
Independentemente do aproveitamento político que estas coisas sempre têm o facto é que o nosso concelho passa a estar dotado de novos equipamentos. Equipamentos que perdurarão muito para além dos que agora colocam o nome na placa ou lançam a primeira pedra e por isso eles não são do partido A ou do partido B são de quem os irá utilizar.
Independentemente do aproveitamento político que estas coisas sempre têm o facto é que o nosso concelho passa a estar dotado de novos equipamentos. Equipamentos que perdurarão muito para além dos que agora colocam o nome na placa ou lançam a primeira pedra e por isso eles não são do partido A ou do partido B são de quem os irá utilizar.
Autarcas do Alentejo e Estremadura selam acordo em defesa do TGV
Os autarcas do Alentejo e Estremadura Espanhola, reunidos hoje em Elvas, aprovaram e assinaram um documento, no qual defendem a continuidade do projecto de alta velocidade, nomeadamente na ligação Lisboa-Madrid.
Este documento será entregue a todas as forças políticas. Para além deste documento, os presentes nesta reunião acordaram criar uma Comissão de Acompanhamento que será constituída por autarcas do Alentejo e alcaides de Estremadura espanhola.
Esta Comissão terá por missão defender e trabalhar em prol da concretização da linha de mercadorias Sines-Évora-Caia, plataforma logística do Caia, Hospital Regional do Espírito Santo, em Évora e o estabelecimento regional do Norte Alentejano, em Vila Fernando.
Em declarações à comunicação social, em representação dos alcaides socialistas da Estremadura, Angel Calle, também alcaide de Mérida, defendeu que "há acordos internacionais assinados entre os dois países, em matéria de alta velocidade, e que têm apoio de fundos europeus. Os acordos internacionais são para cumprir, sobretudo quando falamos do TGV que pressupõe união económica entre duas regiões até aqui deprimidas, como é o caso do Alentejo e Estremadura”. Angel Calle acrescentou que "será uma grande frustração para o povo espanhol se o TGV parar em Badajoz”.
O alcaide apelou à líder nacional do PSD, Manuela Ferreira Leite, "para que reconsidere a sua atitude, porque há alturas em que os interesses nacionais e internacionais devem ficar acima dos projectos partidários”. Em representação dos empresários alentejanos falou Rui Nabeiro, presidente do Grupo Nabeiro/Delta Cafés defendendo que "construir a alta velocidade é construir o progresso. Enquanto empresário exijo que as autoridades cumpram o prometido. Os governos têm a obrigação de dar ao Alentejo e Estremadura o que merecem: desenvolvimento e prosperidade”.
O empresário Rui Nabeiro realçou ainda a importância da linha de mercadorias Sines-Évora-Caia, com ligação ao interior de Espanha como forma de recepção e escoamento de produtos e matérias-primas da sua empresa, "falamos de eficácia e melhorias acentuadas com a alta velocidade para o sucesso empresarial”. Álvaro Sancho, da confederação empresarial da Estremadura e de Badajoz lembrou que do lado espanhol "a construção da ligação entre Madrid e Badajoz já está em fase avançada” ao mesmo tempo que defende que a nível empresarial "a ligação Lisboa-Madrid é uma infra-estrutura fundamental para o desenvolvimento dos dois países”. Do lado português marcaram presença os autarcas dos municípios de Arronches (PS), Borba(PS), Campo Maior (PS), Crato (PS), Elvas (PS), Estremoz (PS), Évora (PS), Gavião (PS), Portel (PS), Redondo (PS), Reguengos de Monsaraz (PS), Alandroal (PS) e Vila Viçosa (CDU). Do lado espanhol estiveram os alcaides de Cáceres, Lobón, Mérida, Olivença e Plasencia. A.M.
In Rádio Elvas
Este documento será entregue a todas as forças políticas. Para além deste documento, os presentes nesta reunião acordaram criar uma Comissão de Acompanhamento que será constituída por autarcas do Alentejo e alcaides de Estremadura espanhola.
Esta Comissão terá por missão defender e trabalhar em prol da concretização da linha de mercadorias Sines-Évora-Caia, plataforma logística do Caia, Hospital Regional do Espírito Santo, em Évora e o estabelecimento regional do Norte Alentejano, em Vila Fernando.
Em declarações à comunicação social, em representação dos alcaides socialistas da Estremadura, Angel Calle, também alcaide de Mérida, defendeu que "há acordos internacionais assinados entre os dois países, em matéria de alta velocidade, e que têm apoio de fundos europeus. Os acordos internacionais são para cumprir, sobretudo quando falamos do TGV que pressupõe união económica entre duas regiões até aqui deprimidas, como é o caso do Alentejo e Estremadura”. Angel Calle acrescentou que "será uma grande frustração para o povo espanhol se o TGV parar em Badajoz”.
O alcaide apelou à líder nacional do PSD, Manuela Ferreira Leite, "para que reconsidere a sua atitude, porque há alturas em que os interesses nacionais e internacionais devem ficar acima dos projectos partidários”. Em representação dos empresários alentejanos falou Rui Nabeiro, presidente do Grupo Nabeiro/Delta Cafés defendendo que "construir a alta velocidade é construir o progresso. Enquanto empresário exijo que as autoridades cumpram o prometido. Os governos têm a obrigação de dar ao Alentejo e Estremadura o que merecem: desenvolvimento e prosperidade”.
O empresário Rui Nabeiro realçou ainda a importância da linha de mercadorias Sines-Évora-Caia, com ligação ao interior de Espanha como forma de recepção e escoamento de produtos e matérias-primas da sua empresa, "falamos de eficácia e melhorias acentuadas com a alta velocidade para o sucesso empresarial”. Álvaro Sancho, da confederação empresarial da Estremadura e de Badajoz lembrou que do lado espanhol "a construção da ligação entre Madrid e Badajoz já está em fase avançada” ao mesmo tempo que defende que a nível empresarial "a ligação Lisboa-Madrid é uma infra-estrutura fundamental para o desenvolvimento dos dois países”. Do lado português marcaram presença os autarcas dos municípios de Arronches (PS), Borba(PS), Campo Maior (PS), Crato (PS), Elvas (PS), Estremoz (PS), Évora (PS), Gavião (PS), Portel (PS), Redondo (PS), Reguengos de Monsaraz (PS), Alandroal (PS) e Vila Viçosa (CDU). Do lado espanhol estiveram os alcaides de Cáceres, Lobón, Mérida, Olivença e Plasencia. A.M.
In Rádio Elvas
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Quem é que quer (e faz) a confusão?
"os donos deste sítio, demonstram aquilo que são, arruaceiros, porque só querem confusões, querem colocar tudo e todos contra todos, estão a escolher assuntos actuais, mas não a apresentá-los da melhor forma, vão sempre pelo lado negativo com a intenção de denegrir quem quer que seja, alguns dos comentários até devem ser os próprios a faze-los, porque isto não tem assim tantos seguidores, viu-se pelo número de votos para o nome do estádio."
Este é o texto integral dum comentário colocado neste blog que pensamos ser colocado por alguém que ou não tem estado atento ou é mal intencionado.
Vejamos:
Qual ou quais assuntos têm sido colocados visando estabelecer a confusão?
"Vão sempre pela negativa com intenção de denegrir quem quer que seja"
Qual dos post colocados se ajustam ao que este nosso opinador sugere? O nome ou o CV do Palmeiro? A imagem que os arronchenses guardam das festas da Misericórdia? Os vencimentos dos políticos e dos respectivos gabinetes de quaisquer municípios com menos de 10 mil eleitores?
Caro comentador não podemos estar de acordo consigo. O que nós gostaríamos era que cada comentador opinasse de forma a poder subscrever por baixo mas não queira agora condenar-nos por aquilo que você ou outros fazem.
Como certamente já reparou temo-nos visto obrigados a apagar alguns comentários, continuaremos a fazê-lo sempre que entendamos necessário mas não podemos sozihos dar educação a quem durante décadas não a adquiriu.
Subscrever:
Mensagens (Atom)