quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Marcas do passado trazem arqueólogos a Esperança



Primitiva Bueno Ramirez ficou encantada com tudo o que viu em Esperança, declarando que o património é " interessantíssimo". Segundo declarou, as pinturas observadas "são espectaculares", além de que "esta é uma zona muito rica e com um ambiente natural que vale bem a pena".

Opinião semelhante tem Rodrigo Balbin que assumiu que "interessa-nos muito tudo o que se produz nesta zona que é muito desconhecida". As novas pinturas e abrigos encontrados em Esperança "são magníficas, porque são uma novidade absoluta".

O professor referiu ainda que "seria interessante" dar a conhecer toda esta arte, mas primeiro é necessário "estudar cientificamente" as descobertas para que haja um "conhecimento sério" e depois "dá-lo a conhecer e fazer a sua promoção para que as pessoas o conheçam e venham visitá-lo".
In Fonte Nova

Nenhum arronchense deixará de subscrever esta sugestão mas para tal é necessário não ficar mais umas quantas décadas a assobiar para o lado. O novo executivo municipal - seja ele qual seja - tem a obrigação de dar corpo à sugestão do especialista.

57 comentários:

  1. Qualquer munícipe bem formado tem de concordar, integralmente com a presente notícia de caixa.
    Qualquer Arronchense bem intencionado só pode oncordar que em matéria de arte rupestre " o novo executivo municipal - seja ele qual for - não pode ficar a asobiar para o lado", a novidade absoluta já vem de trás.
    O concelho de Arronches, antes de Fôz Coa, já foi o concelho por excelência da arte rupestre, em Portugal !
    O que foi feito ? Assobiou-se e olhou-se para o lado !
    O que se fez: Zero !
    Oxalá que com a abertura ( ? será desta ) do Hotel - Elefante Branco - do Município de Arronches ... entre outros factores se criem verdadeiras rotas turísticas, e se possa começar a difundir e a explorar os roteiros turísticos da arte rupestre em Esperança !...
    Há bem poucos dias a realidade do Foz Coa ficou bem patente na televisão, no programa matinal da RTP: foram criados na região vários postos de trabalho directos e indirectos e foi dinamizada a região !
    Em arronches o que foi feito: uns simples folhetos !
    Em décadas foi o que foi feito !
    Isso não dá votos, só empregos !
    É uma obra de fundo, que não deixa de dar dores de cabeça antes que se possa inaugurar à pressa em campanha eleitoral !
    Os responsáveis que o desmintam !...

    ResponderEliminar
  2. Mas será complicado de perceber, que ao ir buscar este nincho de turistas, outro pequeno nicho como os birdwatching (para o lado do baldio e na serra de são mamede)entre outros pequenos nichos, é bom para a vila? todos são muitos turistas juntos, que passam por Arronches, gastam € em Arronches e dão mais movimento à vila...

    Acho que um dia vamos perceber isso, temos é que ir ver deles e mostrar o que temos para lhes oferecer...

    ResponderEliminar
  3. Pois temos de ir ver dos turistas !
    Temos de dinamizar o concelho, com ofertas turísticas variadas ... mas é difícil arrancar com exemplos como os públicos exemplos que temos a todo o tempo !
    Jovens válidos - na área da animação turística, na área do turismo - como aconteceu com o Figueira - apresentam projectos à Câmara e são ridicularizados !
    Vão para Castro Verde e são contratados !
    Querem melhores exemplos do que este ?
    Algo de muito mal se passa nos Passos do Concelho, desde há muito tempo !

    ResponderEliminar
  4. Acho que fazia cá falta outra LUISA RITA, mas como tudo e todos os que têm valor para fazer alguma coisa, são pura e simplesmente escorraçados, não importando as razões, pelo que vêm cá parar toda a espécie de LAMBE BOTAS, não interessando de onde e aí já são bons para tudo, é preciso é que lambam bem.

    ResponderEliminar
  5. Outra Luísa Rita? e porque não a mesma? ao que sei a Sra não morreu! Sá saíu porque a sua presença vincava muito a incompetência de outras.

    ResponderEliminar
  6. Por falar em dinâmica ... Alguém nos Passos Perdidos do Concelho, que possa pensar em algo, para além da intriga política contra as oposições já pensou em dinamizar a Zona Industrial !
    Perdão ... queria dizer LIMPAR ! LIMPAR ! LIMPAR !
    É que agora como vai haver eleições convêm lavar a cara, mesmo que fiquem as ramelas todas !
    Já Sabem: Se nos próximos dias for limpa a Zona Industrial do Silvedo e do mato em geral foi porque alguém pensante da CMRA leu este blogue, quando virem tirar as silvas não pensem que está a ser instalada, pela CMA, uma nova indústria de doce de amoras silvestres ... Não ... são as eleições e porque alguém, com o pelouro das ideias rápidas,leu este blogue !.

    ResponderEliminar
  7. Olha essa do " Lambebotas " podia ser uma boa ideia para dinamizar a sede do concelho, pelo menos, enquanto Gil for o manda-chuva !
    A indústria do lambe lambe:
    Há uma seita de 6 ou 7 tachistas que lambem ...lambem ... e como lapas estão agarrados ao poder, continuam a lamber.
    Se tivessem a sorte de mudar de acessora também a lambiam, a não ser que o contacto da lambidela passase a ser muito mais áspero !

    ResponderEliminar
  8. Por falarem em competência.
    Tenho um pedido na CMA há 3 anos à espera de resposta: disseram-me que se trata de um problema de competência. Estudam quem terá competência para decidir !

    ResponderEliminar
  9. Lambiam quem ? Uma nova acessora ? Mas não têm já um acesssor ?

    ResponderEliminar
  10. Podia surgir um projecto muito interessante a nivel de turismo...conseguir captar grupos para virem ao Concelho...visitar o nucleo rupestre, observar aves, visitar o museu e o centro ludico, centro ambiental com exposições ou palestras...épa...ficarem cá de um dia para o outro e ficar no hotel...ui dava para fazer tanta coisa no concelho...é necessário é haver vontade de acolher ideias e as melhores serem postas em prática. Acreditem que quem vinha tinha de ficar alojado, comer, comprar souvenirs, etc...Um projecto bem pensado e consistente...e tinhamos mais uns postos de trabalho.
    A.C.

    ResponderEliminar
  11. As infraestruturas já existem, o património está disponível...Mas, ainda ninguém parece ter reparado que não se divulgam nem se dinamizam sózinhos.
    O que dá vida às coisas são as pessoas!
    Mais do que as boas vontades e a carolíce é preciso gente com formação, contratos decentes e empenho.
    Gente que ame o seu trabalho!Que esteja nos projectos com gosto, dedicação, não apenas para "desenrascar" um ordenado ao fim do mês ou por necessidade de palco.
    Há tantos jovens e, menos jovens, a amar nossa terra e com tantas capacidades...não desperdicem essas pessoas em favor de razões dúbias!
    Usem o voto, que é secreto, para se expressarem.
    ...Sejam livres..."ninguém vota de pé quando vive de cócoras!...

    ResponderEliminar
  12. Lembram-se da entrevista do Grande Doutor Ponte?
    Ele é que disse tudo sobre eles!

    ResponderEliminar
  13. Mais grave que o mato na ZI (e a falta de industrias claro) é o lixo. É ver para crer!

    ResponderEliminar
  14. pois é mas fostes tu que gravastes a entrevista,Pascual ainda me deves uma.

    ResponderEliminar
  15. moderadores...... onde estão

    ResponderEliminar
  16. Os moderadores estão a moderar - mas tantas verdades não podem ser moldadas ou moderadas, são realidade nuas e cruas desta villa de Assunção cujas almas mandantes quais imperadores Romanos vêm Roma a Arder !

    ResponderEliminar
  17. S.O.S, avistam-se já as labaredas e o fumo negro!
    Onde estará o Nero?

    ResponderEliminar
  18. então jovens moderadores...onde andam? já não se precisa de esperar por passar pela Inquisição das mensagens porquê?
    as "letras" andam a dar muito trabalho?

    ResponderEliminar
  19. Nero anda ora confiante, ora hesitante.
    Ri-sse do passado confiado, no futuro
    Que foge pelas chamas todas degolado.

    Se não fosse imperador e ditador de Roma.
    Podia ser pessoa boa, decente, não doente.
    Nero ... neero ... NEERO ! Estás acabado !

    ResponderEliminar
  20. Essa entrevista do Grande Doutor Ponte partiu a louça toda e demonstrou o erro que foi abrir aquela bocarra na nossa muralha, isto quando se poderia ter feito uma entrada em arco menos agressiva e melhor integrada no monumento, menos mal que as 2 palmeiras disfarçaram a asneira ou melhor a burrice

    ResponderEliminar
  21. São tantos os podres que se não fosse a dilecta esposa do Presidente, Sr. Gil Romão, a fazer passar-se por PSD, e a dizer mal de tudo e de todos, e a escrever às tantas da matina para afastar pesadelos dos horrores que faz dia a dia ninguém respondia à exposiçao a nú de tanta malandrice !...
    A propósito, sabiam que grande parte do património antigo da Santa Casa ( terrenos de olival vários, deixados por utentes ) foram desviados ao longo dos anos a favor do Centro de bem Estar Social de Arronches ! Investiguem !

    ResponderEliminar
  22. A zona industrial continua sem ser limpa.
    O mofedo mete asco.
    É um lindo cartão de visita para os investidores.
    Os trablahdores da Câmara andam de contra vontade, a trabalhos forçados, a acabar caminhos e estradas de acesso aos amigos do peito ...não ser que vá haver mudança.

    ResponderEliminar
  23. Dr. José Bigares porque não se candidatou? Esse sim faz muita falta naquela câmara, tenho muita pena k não avance como cabeça de lista, porque aí sim acredito k ganharia o psd. Não tenha receio Dr., uma pessoa como o senhor é arronches precisava e se as pessoas tivessem mais conhecimento da sua vida enquanto funcionário da seg. Social saberiam como exemplar que é...

    ResponderEliminar
  24. Como é bom ler o v. versejar. O Nero está cada vez mais louco atirando archotes ao acaso, não acautelendo o fogo. Que Deus o ajude a não chamuscar inocentes...

    ResponderEliminar
  25. O problema dos autarcas do poder é simplesmente um:
    -Falta de cultura!

    ResponderEliminar
  26. Sugestão para o próximo presidente do município(independentemente do partido):
    Tirar partido dos recursos do património natural e construído e promover e dinamizar visitas ao nosso concelho;aproveitando o Hotel para instalar os visitantes e fazendo referência à nossa gastronomia.É possível criar aqui um nicho de mercado relacionado com o Turismo cultural e de natureza.
    Nota:Ainda dispomos de gente qualificada nesta área:licenciados com formação na área do Turismo e da Animação Sócio-cultural, etc.
    Ass:Estrelinha

    ResponderEliminar
  27. E criarem raízes desde os seus cúzes até às suas cadeiras...
    Não perceberem quando é o momento de dar a vez...São todos iguais, não interessa o partido!...
    E há também os que, por necessidades várias, aguentam o que for preciso para se manterem no barco...

    ResponderEliminar
  28. Arronchense – Esmiúça os sufrágios (embora não tenha a ver com o post, esta na moda “reduzir a pó os votos”)

    Ora boas! Aqui está novamente este jovem que apesar de longe, e jovem, tem Arronches sempre no coração.

    Embora ainda não tenha lido os vossos programas eleitorais, gostaria de questionar o seguinte:

    Sr. Presidente Gil Romão não acha a vila tem tudo menos movimento/vida? O que acha que seria necessário par meter isto em movimento/vida livre? Os Jovens não fazem falta aqui? È que nos outros lados… fazem! E você tem filhas e um dia vai perceber isso…

    Sr. Vereadora Fermelinda desta vez comprou um bilhete apenas de “vinda” ou já têm um novo pára-quedas para as próximas eleições? Já agora de que cor? É que me parece que se não aterra por cá desta vez… Para a próxima nem se vai sentar no avião da sua cor…

    Sr. Sindicalista Ventura, gostei de algumas das suas (poucas) propostas, pelo menos foi o que desvendou alguma coisa, até ao momento, principalmente para os jovens! E este é o partido, em que apesar de serem poucos são sempre verdadeiros camaradas (literalmente)! Gostaria de saber se tem alguma proposta no que diz respeito à fuga de bilheteiras? E até lhe dava outra ideia, não para esse tema, mas para outro… mas a mentalidade dos outros é fraca para perceber essa situação. Saúdo a vossa persistência.

    Senhores da outra lista, se é que existe quem são e onde andam?

    Caros amigos arronchenses a vós interrogo, porque criticar sem nada fazer nem dar a cara? Acho um pouco picuinha, da vossa parte, quando criticam os jovens Arronchenses de avançar, que idade tinha a senhora vereadora, que não é de cá, quando se candidatou pela primeira vez? Aproximadamente a mesma dos jovens de cá, que tiveram a coragem de o fazer este ano… Outra questão, se criticam tanto as “coisas” feitas (obras/actividades), é essa a razão que os leva a não utilizar/aproveitar essas mesmas? É que não vos costumo ver pela piscina, pelo pavilhão (quando havia actividades desportivas gratuitas, mas que a malta não aderia, pois era “reles”, sendo mais “in” ir pagar o ginásio a Portalegre). Ao Museu já foram? Também criticam muito as actividades com “petiscos”, mas sem “eles”, não aparece quase ninguém… As festas tradicionais, as nossas são as bastante antigas, mas nós vamos às dos outros. Porque?

    Se falam de pressões e abusos, saibam que há tribunal de trabalho. Mas eu sou jovem e não tenho compromissos nem problemas, como já me disseram (ahahahahahahah). Sempre fiz por mim e para os meus, e nunca hei-de ter que agradecer nenhum pedido, porque também não o vou fazer. Não dá de uma maneira, faz-se a vida de outra… Mas isso sou eu que sou jovem e penso assim!

    Aos senhores moderadores, pergunto porque é que apenas censuraram um comentário em que pedia aos arronchenses palpites para saber quem são?

    Muito boa tarde e não deixem de visitar http://ofilhoprodigodearoches.blogspot.com onde não se diz nada de jeito, apenas ideias patetas e alienadas de um jovem que ama esta bela vila, mas onde não vale ofensas e verdades sem dar a cara!

    ResponderEliminar
  29. Vejam com Estrelinha está a cintilar bem!

    ResponderEliminar
  30. como te invejo Figueira! fazes me lembrar de mim próprio com a tua idade. não deixes nunca que gente sem vergonha e de falas mansas se aproveitem de ti. É que eles,os políticos são capazes de destruir,de matar,o quee bom cadaum tem dentro de si... Um abraço, aproveita a vida aprende observa, analisa e vota bem...,

    ResponderEliminar
  31. onde esta o nero?' e então o kaga esse mamao ainda nao lhe mudaram o nome a esse lembe botas.

    ResponderEliminar
  32. lembe é o verbo lember?????

    dah dah


    Dicionário online:

    LAMBER:

    1. Passar a língua por.
    2. Fig. Banhar; tocar levemente.
    3. Devorar, engolir.
    4. Polir; apurar.
    v. tr.
    5. Saborear.
    6. Apetecer ardentemente.
    7. Fig. Estar muito satisfeito.
    lamber os beiços: saborear.
    lamber os pés: bajular.


    "LEMBER": A palavra introduzida não foi encontrada. Por favor corrija, ou escolha uma sugestão!!!

    Im Ôm!!!

    ResponderEliminar
  33. O Nero está algures entre o polo norte e o polo sul entre Arronches, Esperança e Mosteiros, a atear fogos e não quer ser mais incomodado por hoje...

    ResponderEliminar
  34. Afinal não é o Nero é o Primo Caio Calígula, que com o seu timbre de imbecil, gagueja quando está assustado.
    Nas fotos presidenciáveis, ficou com um ar tótó, com dente mini-vasmpiresco, e com aquele ar de amola-leitor, evidente.
    Os fogos podem ter o seu fim, quando a floresta por limpar arder toda a 11 de Outubro.

    ResponderEliminar
  35. Afinal o filho pródigo é mal amado.
    Calhou muito mal ele contar a sua história verdadeira.
    Um exemplo destes logo em altura de eleições.
    Tss ... Tss ... não contribui nada para a popularidade de Gil Romão e quejandos ...
    O malandro ... tinha ficado calado ... e nada se saberia !

    ResponderEliminar
  36. A lember, até já urra, tal é o quilate da besta ! Uma verdadeira acessora para o Nero !

    ResponderEliminar
  37. Então e o mofedo da Zuna Industrial de Arronches ?
    Nada de nada ...
    Continua por limpar ou temos de meter um requerimento ao vereador do Lixo ?

    ResponderEliminar
  38. " Não Falamos Fazemos ", deveria ler-se: Não Falo, faço o que quero, quando quero e como quero. Assim, sim, bueno.

    ResponderEliminar
  39. Já viram os cartazes do Gil?? Não?? Tá um espectáculo, quem os vê aparentemente até parece que o homem está virado prá modernidade e até tem uma pagina na net, www.gilromao.net, fui consultar a página dele e....................nada!!!!!!!

    Bem só visto!!!!!!

    ResponderEliminar
  40. Concordo com o anónimo das 14,15. Não deve ter sido nada fácil esboçar aquele sorriso. A julgar pela quantidade de cartazes, o dinheiro não deve ser problema, por isso deve haver algum para a compra de votos. Cá estaremos para ver e divulgar.

    ResponderEliminar
  41. Não falem mal do Gil Romão.
    Quando tiver mais de 18 anos quero ser ditador como ele.

    ResponderEliminar
  42. Sócrates já não pede a mioria absoluta.
    Só pede confiança para a rosa governar.
    Se o povo o eleger vai levar o Peixoto para a lamber. Um exemplo de votação, vai dissecar, tal cação, o éspecime raro: que quantas mais faz, mais é perdoado.
    Comeram bacalhau e leitão do Estrela, mas não o lamberam, tiveram de aparecer na Televisão à hora do comer.
    Que dirão Esperança e Arronches que nem o puderam ver: são duas terras desprezadas, por quem deve ele temer, podem-se sentir, e sem xuxa,brindar com laranjada a volta tão mal planeada.

    ResponderEliminar
  43. Sabem porque é que o Conde Drácula dve ter visitado Arronches à menos de 55 anos ?

    ResponderEliminar
  44. Só sabem dizer mal.
    Eu gostava de os ver a ter de concorrer a Presidentes da Câmara !
    Queria ver se conseguima ficar tão bonitos como o Gil: a ver se ficavam prontos a acasalar com o Bloco de esquerda, como ele ficou !

    ResponderEliminar
  45. Eia alguém se candidatou a presidente !
    Com aquela foto ?
    Yhóoooooooooooo ...
    Yhóooooooooooooooooo !...

    ResponderEliminar
  46. Sabem porque é que Arronches não vai a lado nenhum?

    Porque há aqui miúdos que dizem ter formação, nomeadamente em turismo e em animação, mas em vez de avançarem com uma empresa e deitarem-se a trabalhar, querem receber um ordenado da Câmara.

    A gaita é esta; se fossem de Castelo Branco já estavam a trabalhar e a produzir, a arriscar e a aprender. Como são alentejanos continuam à espera da Câmara, cuja compet~encia deve ser a de apoiar e a de estimuar mas não a de de substiturir á iniciativa privado, onerando as receitas da Câmara com despesas fixas em em pessoal.

    Já fizeream o projecto, já procuraram parcerias, já avaliaram os financiamentos? Não, querem um emprego da Câmara.

    Pois, já me esqueci que na escola ensinaram-vos algumas coisas, não vos explicaram é que deviam inventar trabalho e ganhar dinheiro com esse trabalho e não estar á espera de emprego.

    É este o mal da nossa gente; e estamos a falar dos que supostamente estão melhor preparados.

    Assim senod, com uma mentalidade destas, esperamos ir até onde?

    ResponderEliminar
  47. Afinal o mal está na juventude que após o seu curso procura emprego !...
    Coitada da Câmara Municipal, tão asfixiada com taxos mordomias e favores.
    Quem procura emprego que se desenrasque: Se não for um tacho aprovado com cunha pessoal do Gil não entra ! Não é verdade meu democrata de maia tigela ?
    A observação de que a Câmara de Arronche snão teria de " dar emprego nessa área " seria correcta se houvesse já empregos nessa àrea e um verdadeiro roteiro turístico concelhio !
    Algúem o viu, se calhar só o bondoso comentador das 0:36 ?
    Se calhar se for a Castelo Branco como diz verá a diferença !

    ResponderEliminar
  48. A mentalidade do utente das 0:06 é muito abrangente ! Abrange, apenas na direcção em fente e duas coisas:
    1º - Só Gil Romão.
    2º - Só a cor de Rosa.
    Com uns belos tiques até pode passar por uma modelo muito desembaraçada ! Avante Camaradas !

    ResponderEliminar
  49. Meu Caro “amigo” talvez essa boca fosse para mim, pois dentro do concelho e dos que dão a cara eu sou o que tenho os “pré-requisitos” que o Sr. ANÓNIMO apresentou, mas se quer que lhe diga também me amestraram a fazer estudos de mercado, mas como jovem/ parvo/estúpido/tolo&pateta que sou, FIZ… e apercebi-me que sem aderências colaterais não me era possível, mas se o “SENHOR” tiver verbas para me apoiar, agradeço o seu gesto. Também já tentei fazer com investimento, parcialmente meu, e não me foi possível, pois o meu rendimento jovem/ parvo/estúpido/tolo&pateta, que trabalha deste os 14 anos (em “pescates”), não me foi possível, nem pertencia a nenhuma organização sem fins lucrativos. Mas também já tentei levar os MIJA “p`ra frente”, e a malta não “MIJOU”, mas vai “MIJAR” acredite.
    E o “ SENHOR” o que fez?
    Eu também nunca tive à espera de emprego, por isso estive a trabalhar (SEM VERGONHA NENHUMA), numa churrasqueira, onde conheci uma das melhores mulheres que nunca aceitou um “tacho”, e que podia estar no desemprego como o “senhor”(pois não sei quem é, nem acredito que esteja), mas com a idade que tem, ainda está a trabalhar!!!
    Meu “amigo” dei-a a cara, nem que seja a mim, não vou falar a ninguém.
    Eu não estou preparado, por isso vim a estagiar para Castro Verde (no Verão passado), onde existem “N” pessoas, no ramo do Turismo, para me ensinar, pois em Arronches não existe nenhuma, o responsável pelo Turismo, sabe mais do que eu (e nós todosjuntos) do concelho (essa é uma das razões que eu lhe disse que gostava de trabalhar com ele (Sr. Emílio Moitas)), mas tenho que aprender, pois do ensino superior ninguém sai com experiência! Repito: NINGUEM!! Mas também lhe digo que QUERO aprender muito desse senhor.
    Se necessitar de algum conselho de um jovem/ parvo/estúpido/tolo&pateta, venha falar comigo, ou então estou à espera que me ensine!
    Desde já muito OBRIGADO
    PS: para estar à espera de um ordenado da câmara tinha ido falar com as pessoas que me aconselharam… mas gosto de fazer a minha vida… Há quem reconheça (o pouco) valor! Mas na boa educação, que a melhor pessoa do mundo me ensinou (e faleceu este ano (avó ZULMIRA)), “faças o que fizeres, seja bom ou mau DÁ SEMPRE A CARA”!!! Vou sempre respeitar essa SENHORA.

    Viva os miudos!!! que voce fala, pois pode estar a falar dos seus, se foi capazs fazer.

    AH! Já agora não fale mal dos ALENTEJANOS!!!
    Apesar de jovem/ parvo/estúpido/tolo&pateta, tento nã dar tantos erros de português, mas também o senhor pode ser brasileiro...

    Talvez:
    compet~encia - competência
    estimuar - estimular
    substiturir - substiturir
    em em (engasgou-se)
    fizeream - fizeream
    senod - sendo (esta compreendo(escritas rapidas=nervosas))

    FICA BEM LIEDSON MARCA MAIS PARA O SPORTING

    ResponderEliminar
  50. Ao comentador das 10:33, que agora anda a sugar personalidades, e a fazer passar-se por terceiros: sou sócio do Sporting com todo o orgulho, e adepto da selecção nacional.
    Também eu sou jovem e portugês de gema.
    Sou alentejano e arronchense.
    E admiro as ideias de jovens ou não, desde que boas, e não ideias com aproveitamentos hipócritas.
    Precisa que lhe diga o meu nº de B.I. ou o do cartão de eleitor ?
    Desde já lhe digo que não voto em nehum partido das direitas, nem em senhores, como sua Excelência !

    ResponderEliminar
  51. ó Figueira deverias ter vergonha em estar só a falar mal do Gil, sábes é muito triste ter memória curta, se não fosse o PS E O GIL secalhar nunca tinhas tido a oportunidade de ter comprado a tua casa, pela ridicularia que comprastes (33000.00), e continuávas ainda a viver na barráca, se bem me lembro tens feito parte dos grupos de vandalos que de noite destroem tudo o que a câmara constroi ( basta consultas os videos do youtuby, é esta a tua noção de civismo e é desta forma que amas tanto a tua terra?

    ResponderEliminar
  52. "o mais fácil é, escondido atrás de um computador atacar cobardemente os outros". Tem razão, sim Senhor, quando como refere, se trata de "atacar cobardemente os outros".

    Eras um homenzinho se dissesses tudo isso e assinasses por baixo.
    J.S.

    ResponderEliminar
  53. Pois é miúdo, você até tem potencialidades.
    sabe, tenho filhos da sua idade e sou amigo, muito amigo mesmo, e grande admirador do Emílio Moitas, que vale sózinho mais que a maior parte dos doutores que conheço.
    Esteja tb tranquilo que não sou dr; sou dos que optou por já trabalhar aos 14 anos, ter ´feito de tudo e também estudado - o que me interessou. Tenho para aí uns quatro meios cursos superiores.
    E trabalhei na indústria metalomecãnica pesada (fui operário), em portugal e no estrangeiro, trabalhei num escritório de avogados, fiz escavações arqueológicas, dei aulas, trabalhei no Ministério da Saúde, fui assessor de empresas e de Câmaras, de serviços públicos e privados, monteir feiras empresariais, montei as primeiras feiras de recursos humanos deste País, trouxe para Portugal e colaborei com as primeiras e peincipais empresas de recrutamente e selecção, trabalhei em recrutamente e selecção de pessoal na indústria pesada, fui político (de direita), presidente de associções de estudantes no secundário (quando andei pelo superior já era velho), fiz muita comunicação empresarial e institucional, desde 1992 que trabalho exclusivamente como profissional liberal ou como pequeno empresário - tenho uma pequena indústria e uma pequena empresa de serviços aqui na zona - e dos meus colaboradores na empresa de serviços totos são ex-alunos da ESTG ou da ESEP, que na empresa industrial é gente mais idosa e adquiri-a, não a montei.
    E posso-lhe dizer ainda que trabalhei bastante em turismo, nomeadamente na organização de e apoio a eventos na região, na difusão de informação sobre a região, na elaboração de roteiros, etc... e boa parte disso à borla.
    Ainda hoje, com 50 anos, continuo a trabalhar muitas vezes á borla, e a trabalhar todos os dias e todas as noites.
    Conheço muita gente do seu curso, e conheço muitos bons, e conheço alguns nem tanto.
    Acredito, pelo potencial que apresenta, que voc~e seja dos bons... assim como o miúdo açoriano ou madeirense que está em Sousel e é um espanto, daqueles que em pouco tempo já sabe bem mais que eu, o que é óptimo e me dá muito orgulho.
    Mas também conheço os que com potencialidade me vêm pedir para trabalhar comigo; há pouco aconteceu-me isso e estava numa daquelas fases em que não consigo dar resposta ao trabalho e disse á pessoa precisamente o seguinte: «tenho um roteiro encomendado sobre sete concelhos aqui da região, tenho o trabalho quase todo recolhido - informação e imagem -, só preciso que vá fazer as confirmações, porque quanto á forma de edição o cliente já definiu».

    (continua)

    ResponderEliminar
  54. (continuação)

    «Mas quanto me paga?» (confesso que é uma pergunta que me tira do sério e acho que é muito reveladora); disse-lhe que não podia exactamente assumir exactamente quanto mas que não seria mal mal remunerada, e apontei que esse trabalho que teria de fazer - quase só checar a informação que eu própria havia recolhido, e depois colaborar na redacção (que era especial, porque implicava mesmo a descrição de um passeio com variantes) - estimo eu que demorarai, quando muito uns 15 dias e que estando o trabalho total adjudicado por cerca de seis mil euros, dos quais à volta de dois mil seriam para a gráfica, e também já havia a remuneração de outra pessoa que tinha colaborado comigo e ainda a remuneração do designer gráfico, admitia poder pagar-lhe à volta de 750 ou mil euros.
    primeiro problema é que não passava recibos (desculpem lá mas não tenho de pagar os impostos de ninguém nem sou cúmplice em fraude. Não, também não podia deslocar-se muito. Sim, e também preferia usar um carro da empresa. E se saísse era só um bocadinho de manhã e outro á tarde porque às 17h tinha de estar em casa.
    Pois, assim nem aprendem, nem conhecem e comigo ou com alguém com juízo não trabalham.
    Hoje, sábado, cheguei a casa cerca das 22h para jantar e estive a trabalhar até agora, e vou continuar a seguir a este "intervalo". E amanhã vou trabalhar para Besteiros e depois para a Ponte de Sor.
    E sabe quants pessoas trabalham comigo? Sete, duas das quais a fazer o mesmo trabalho que eu, mas quando é preciso trabalhar, um está de casamento e o outro vem cá a sogra jantar, de modo que não pode fazer um trabalho às 17h.
    Como sempre, o meu filho que até é "ingenhéro" mas trabalha em todas as artes porque aos 14 anos fui explorador dele e pu-lo a dar serventia, vai trabalhar para a empresa e eu igualmente, que os funcionários, alguns a receberem 200 contos líquidos, esses não t~em vagar.
    Digo-lhe que também conheço excepções, e voc~e se quiser trabalhar, trabalha. E se quiser fazer uma empresa, faz, mas é se quiser.
    Lembro-me bem de que quem vai ficar com o Hotel começou bem pequenino, e é assim que se cresce, não se nasce crescido. E no curso de Turismo da ESEP pode encontrar algumas bengalas para a vida, mas a vida depende do que você quiser fazer dela e quiser aprender.
    Claro que a maioria dos que vão para as Câmara são os que não prestam e vão para lá por cunha. Todos o sabemos, sempre foi assim e sempre será.
    Seja por isso melhor que eles.
    Conheço colegas do seu curso que estão muito bem e que trabalham muito bem, por exemplo em Peniche. Mas nenhum é funcionário público.
    Se quiser saber quem sou, pergunte ao Emílio, que ele explica-lhe, e depois venha falar comigo, que terei certamente muito prazer em conhecê-lo.

    Com a sua irreverência, que aprecio sinceramente, não pode é confundir erros de batimento com erros ortográficos. Não lhe fica bem, como não lhe fica bem confundir adesão com aderência nem dê com dei-a.

    ResponderEliminar
  55. obrigado desde já! Um dia vai-me dizer fui eu que escrevi aquilo, e eu terei gosto em aprender...(isto para o anónimao que me disse para falar com o senhor Emilio). Onde estou a trabalhar tambem já fiz muito, e dai tiveram o reconhecimento e... chamarem! Quem me conhece, sabe o quanto trabalho e trabalhei, e não tenho vergonha do que fiz, pois tudo me fez crescer!!!
    Ao anonimo que diz que faço parte dos vandalos do youtube(olhe para os seus), veja se me vê lá ou se sabe de algum vandalismo que fiz... E pergunte-lhes como é a minha maneira de ser e de estar! Diz também que falei mal do Gil!?! Diga-me onde? se sempre fui pessoa que gosto de mostra o que tenho na minha terra, e se gosto de mostrar é porque sei que o "tenho", "tenho" bom!!! Felizmente nunca vivi na "barraca" (tal como disse), pois os meus país nunca me falharam em nada! Se quiser falar comigo pessoalmente, também sabe como me encontrar!

    Dá-me graça que ninguem me diz isso na cara!!!

    É o "káká"!

    ResponderEliminar
  56. Deixem o Figueira em paz!
    Tal é...não têm mais nada que fazer? Na minha opinião isto aqui é para dar opiniões sobre a noticia publicada, ou estarei enganado?
    Mosteiros/Barulho:-) com muito gosto.

    ResponderEliminar
  57. não te agrada a conversa né?

    ResponderEliminar