quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Será????????


Conforme um comentador já aqui deixou registado a votação realizada pelos visitantes deste blog não tem qualquer rigor nem pode ser entendida senão como aquilo que realmente é: uma mostra da vontade dos que visitam este blog.

No entanto os resultados registados não podem ser ignorados e certamente as diferentes candidaturas em presença não deixarão de os analisar. É que, perto de 200 votantes deixaram registado que se fossem representativos da população eleitora, a gestão do concelho mudaria de mãos. Mais, o Partido Socialista que há mais de 3 décadas governa o concelho só à tangente elegeria um vereador.

Se esta "votação" fosse a votação para a Câmara Muncipal os resultados seriam estes:

Presidente da Câmara - Engª Firmelinda Carvalho (PSD), 1º Vereador - Dr. José Bigares (PSD), 2º Vereador - Sr. Jorge Ventura (CDU), 3º Vereador - Sr. João Galão (PSD), 4º Vereador - Sr. Gil Romão (PS).

Será??????????????

35 comentários:

  1. Não, não será....
    mas podia ser....
    mas infelismente não será....
    digo eu com alguma tristeza...
    mas como de politica não gosto...
    o que será, será...
    e logo se verá.

    ResponderEliminar
  2. seria bom, para as pessoas darem valor ao que nunca deram...

    ResponderEliminar
  3. Olá, Bom dia. Seria Lindo se tal acontecesse. Precisamos de mudança, nem que seja só para exprimentar como é. Mas lindo lindo era o sr. José Bigares ser o presidente da camara, isso sim. Resumindo venha quem vier que traga mudança, incentivo e esperança para a população em geral mas principalmente para os jovens senão Arronches será uma terra de gente idosa, os jovens partiram para as cidades á procura de uma vida melhor, vida esta que nenhum presidente ainda tentou dar, pois quem está nos cargos camarários ou outros sãos filhos, os primos, as noras, os amigos... de quem está no PODER, isto sim tem que mudar, será que alguém é capaz????

    ResponderEliminar
  4. Não sei se seria lindo... se repararem continuavamos a estar sob uma maioria absoluta que poderia descambar rapidamente em novos clientelismos, na substituição dos rosinhas por laranjinhas e logo, mais do mesmo só com cor diferente.
    Ora o que nós precisamos é de mudança profunda que altere tudo quanto está mal e principalmente que o municipio deixe de ser uma coutada onde só entram os membros do partido dos amigos dos amigos do "REI SOL".
    De qualquer modo uma aragem nova, por mais ténua, será sempre bem vinda.

    ResponderEliminar
  5. essa menina vái é ser presidente da Urra, que é de onde nunca deveria ter saido.

    ResponderEliminar
  6. Será ou não será, eis a questão !
    Será verdade a votação ?
    E se houver mudança ?
    Vejo grande preocupação com os " novos clien.
    telismos " ! Mas haverá novos clientelismos ?
    Em 4 anos ? Então ...olhemos para trás !...
    E se os houver não haverá nova mudança daqui a 4 anos ? Será o povo de Arronches cego ? Vamos oensar que não !
    Podemos estar pior do que estamos !...
    Temos fobia da mudança ?
    Critica-se Sócrates ! Critica-se A.J.J ? E a
    actual situação política de Arronches - rectifico e a actual ditadura, de uma só pessoa - em Arronches ?
    Quem controla quase todas as instituições deste concelho ? É um partido sequer ? Ou são duas pessoas, casadas entre si ?
    Não temos medo " desta maioria " ?

    ResponderEliminar
  7. engraçado...para a votação do nome do estádio não retiraram conclusões fazendo um artigo, mas para as eleições fizeram.
    Que felizes que ficaram por isto, estes nossos blogueiros, afinal este era o resultado que eles esperavam e que eles procuraram.

    ResponderEliminar
  8. O sucesso do PS em Arronches deve-se, em grande parte, à grande ajuda dada pela oposição!
    Jà agora sugiro como post (ou posts) os diversos programas eleitorais para aferirmos as diferenças...era aí que deveria estar a preocupação dos eleitores e não nas pessoas das listas...digo eu...que sou analfabeto!

    ResponderEliminar
  9. Para mim a composição da nova câmara será apenas a inversão do que está actualmente, ou seja, PSD 3 elementos e PS 2.
    Já é hora de mudar.

    ResponderEliminar
  10. "O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente".
    A vitória de Arronches passará sempre pela presença de 3 ou mais forças politicas no executivo de forma a terem que negociar a gestão. Quanto à Presidência. Depois de 30 anos de asneiras a mudança só nos trará vantagens.
    J.C.

    ResponderEliminar
  11. Ao anónimo das 14,08

    Caro amigo não reparou bem. Peço-lhe veja o último blog de Agosto.

    ResponderEliminar
  12. E porque não um 2 + 2 + 1 como já aconteceu uns anos atrás???

    ResponderEliminar
  13. Concordo com o comentário das 23:45

    Onde não há maioria não há poder descreminado.

    seria sempre bom para arronches.

    VIVA 2 + 2 + 1 ; seja ele como for.

    ResponderEliminar
  14. A Corja já anda à rasca! Hà-dem ver os papeis que começam a desaparecer na câmara.
    Nestes 35 anos devem ter sido poucas as aldrabices devem!

    ResponderEliminar
  15. isto do 2 2 1 é alguma tactica de futebol???e entao o frutas o flores como vao ficar coitadinhos são mesmo uns tristes.

    ResponderEliminar
  16. No site transparencia-pt.org está a informação do custo do minigolf:
    "70341 2009-07-22 Município de Arronches Lusogolfe - Sociedade Portuguesa de Minigolfe, Ldª. Aquisição de um circuito Dreamsport MG 18 pistas (Miniaturagolf) 33.490,00 € "
    Será???? bem empregue?

    ResponderEliminar
  17. Eu se fosse a votos já tinha um!!! Hehehehe
    Obrigado pelo apoio do anónimo noctívago.
    Aos criadores deste blog: usar uma imagem do terramoto de 1755 é um pouco forte, tendo em conta o que aconteceu nessa data... Concordo é, se foi utilizado como alegoria, exemplificando os "tremores" de magnitude 9 nas dúvidas de todos os políticos (de todas as cores) da nossa praça pública.

    ResponderEliminar
  18. Disto o que se aproveita mesmo é o meu amigo Zé Bigares, mas se calhar era boa pessoa demais para presidente da Câmara.
    Agora quanto á ingenhêra, é deixá-la estar sossegadita porque quando abre a boca...
    Será por ser da Urra, ou porque é mesmo assim? tadinha!

    ResponderEliminar
  19. Então e se fôr assim: 2 PSD, 2 PS,1 CDU, para que lado tomba o Ventura?...Talvez para o lado do PS...porque os comunistas dizem mal do PS, mas quando cheira a tacho são aliados...

    ResponderEliminar
  20. A ser verdade o que diz a CDU em Arronches deve ser diferente. Então não é o PS quem andou a choramingar o apoio da CDU em Lisboa. E aqui em Arronches quais os comunistas que se aliaram com o GR à procura de tacho?
    Quais são os quadros superiores ou chefias na CMA? Quais os premiados com lugares nas ipss que dominam ou mesmo nas outras organizações que nem chegaram a arrancar? Diga lá apenas um.
    Atenção os que trairam não contam. Até porque uma boa parte já vinham de outros futebóis.
    Se quiser ser honesto reconhecerá que de todos os licenciados a trabalharem na Câmara um único não é técnico superior e sabe porquê? porque pessoas ligadas à sua família, participaram algumas vezes nas listas CDU.

    ResponderEliminar
  21. Devem ter-se esquecido das últimas autárquicas em que negociaram a Junta de Arronches...
    Quanto aos liceciados a trabalhar na CM é um luxo...até há 1 licenciada como Auxiliar de Serviços Gerais só porque o apelido não é sonante!!!

    ResponderEliminar
  22. Continua enganado. O PS tem a Junta porque os fregueses de Asssunção decidiram votar maioritariamente nesse partido. Têm a Presidência directa. Por decisão da Assembleia da Freguesia a CDU tem um elemento na Junta. Tudo simples.
    Já em outras ocasiões "acordos" estabelecidos entre os eleitos permitiram eleger um Presidente da Assembleia Municipal de força politica diferente do partido maioritário. Nessa altura o Presidente da Assembleia Municipal foi o Dr Daniel Balbino e deveria suceder-lhe um eleito do PSD. Só não foi eleito porque o Peixoto - então Presidente da Junta eleito pelo PSD- foi comprado pelo GIL. Lembra-se?

    ResponderEliminar
  23. Peço desculpa mas, porque não tinha visto este posto, deixei um comentário no posterior sobre o que acho das "sondagem", quando afinal seria mais correcto deixá-lo aqui.

    ResponderEliminar
  24. Continuo na conversa das sondagens, agora que li alguns comentário:
    Misturar o nome do estádio com preferência político-partidária é palermice.
    Claro que pode, com toda a legitimidade, pedir-se a quem visita o blog que se pronuncie sobre a sua preferência para o nome do estádio, de uma rua, sobre o horário de um serviço, a realização ou não de um evento, ou outra qualquer coisa so género.
    O resultado, sem absolutamente nada de científico (e nem sequer o método de análise foi identificado), reflecte a opinião de quem quis participar (que por acaso não é através de uma linha de valor acrescentado, pois isso é o típico de muitos "estudos de opinião").
    Vale o que vale e por vezes acho que pode ser visto como ingerência ilegítima no funcionamento de instituições. Dou o exemplo: suponhamos que existe uma comissão de toponímia a analisar a atribuição do nome de ruas á urbanização de Stº António; se eu quiser, escrevo ou através de outra forma sugiro nomes (resta saber se sei qual foi o critério previamente definido); e até escrevo um panfleto ou mesmo um livro a justificar o que defendo ou a criticar o que foi decidido (em castelo de Vide já aconteceu isso há pouco tempo).
    Acho até que neste ou noutros foruns se pode e deve sugerir nomes.
    Defendo inclusive a realização de reuniões públicas sobre a matéria.
    Não me opondo, não concordo que surja um "estudo de opinião" a não ser que seja científico, e mesmo assim isso não significa que a maioria tenha razão ou que deva ser aceite esse resultado. Depende dos critérios previamente definidos, pois caso contrário durante anos defendeu-se que a um bairro iriam ser dados nomes de personagens importantes da terra, mas falecidas até ao sé XX e depois alguém vem defender o nome do Mário Soares, do Sá Carneiro, do presidente da Câmara ou de apresentador de Tv ou da actriz que acabou de nascer 8com todo o respeito que essas pessoas possam merecer) e depois, a maioria até é capaz de defender isso. Não é correcto porque não é tudo referendável, caso contrário andámos constantemente a referendar a pena de morte, a democracia, a forma de eleição das instituições, etc..
    Deve haver uma comissão de toponínia, os critérios em que baseiam as suas decisões devem ser muito claros e o mais objectivos possível, mas a partir dessa discussão em que todos devem participar - composição da comissão e critérios - a mesma não deve ser pressionada, nem sequer influenciada, e muito menos constrangida por alguém andar na rua a fazer "sondagens" sobre o que deve ou não decidir.
    As sociedades não se governam assim e dessa forma ninguém pode gerir a coisa pública.
    No caso do estádio, penso que foi um mau serviço o que aqui está a ser feito.
    os cidadãos podem, e devem, emitir as suas opiniões. deviam escrever para a CM, para a AM, organizar-se inclusive em comissão promotora, se assim o entendessem. E deviam ir á reunião da CM e da AM apresentar a sua opinião. E podiam escrever no jornal e no blog.
    fazer depois um "referendo" (eu, que até os defendo) não concordo. Posso perceber o voluntarismo mas não concordo com o condicionamento da decisão.
    Vamo-nos abstrair de quem é ou não o presidente da Câmara, de qual é a terra, de qual é o estádio ou de qual é o nome do jogador, e centremo-nos no seguinte.
    O presidente da Câmara ou a Câmara, ou a AM pretendia dar o nome de um jogador da terra a um estádio. E estavam á espera que houvesse uma data marcante para fazer isso, como o centenário do senhor ou outra coisa que permitisse evocar de modo condigno a memória e o exemplo da pessoa.

    (continua)

    ResponderEliminar
  25. (continuação)

    Surge um blog e aponta que isso deve ser feito assim e assado. E se a Câmara depois faz é porque teve medo do blog e por isso fez, e se não fosse o blog não tinha cabeça para pensar. Mas se não faz é porque é contra o blog e não respeita a opinião das pessoas (quais pessoas?).
    E se por acaso o nome a atribuir até era outro porque estava assim decidido, então valha-me Deus! Fez-se o que se devia? ou seja, os cidadãos, individual ou colectivamente, mobilizaram-se?
    Não, anomimanente (alguns, não se sabe com que representatividade) pronunciaram-se anonimamente e pretenderam condicionar uma decisão.
    Diria eu que isto é o contrário da democracia.
    E esta, hein?
    Mas estou errado, o a miha análise é a correcta?
    Seria a intenção de quem trouxe a matéria para o blog esta?
    Não creio e acredito na melhor das intenções e no maor dos voluntarismo, só qe o meio é o errado, o que não invalido que o assunto tivesse aqui sido alvitrado e debatido, mas não devia aparentar uma forma de tentativa de condicionamento das instituições.
    Já se fosse num jornal ou numa rádio o entendimento não seria exactamente o mesmo, porque estaríamos a falara de OCS com rosto, ou seja de pessoas com responsabilidade objectiva sobre o que aí era defendido, e essa era uma posição não anónima, o que equivale a uma posição pública, o que permite a interpretação de que pode ser assumido como petição ou proposta aos órgãos oficiais a quem cabe decidir.

    Lembro-me do um caso que durou anos de um pseudo-jornalista que tinha por passatempo ler as actas da Câmara da cidade dele e quando finalmente via que um assunto estava decidido, ia lá para o jornal em que escrevia exigir que tal assunto fosse tratado.
    Claro que o homem sabia que entre a tomada de decisão em acta e a "coisa" chegar ao terreno demorava no mínimo meses, e ao escrever no jornal o que escrevia, isso permitia-lhe ser o herói lá da rua dele, porque o que as pessoas percebia, e o que ele queria que percebessem, era que as coisas só se resolviam depois de ele o exigir no jornal, e por isso auto-intitulava-se "vereador-sombra" e confidenciava a toda a gente que tinha mais poder que o executivo autárquico.
    Nem é longe nem foi há tanto tempo assim que não haja muitas testemunhas disto.

    Não quero crer que o blog vá por aqui, mas para isso também não deve ir pelo fácil, que é sugerir o óbvio.

    Ainda, e para concluir: se sugerir o nome para o estádio representa o que representa e é uma opinião, já publicitar resultados (que são sempre forjados, em resultado do método) sobre quem ganha as eleições, e independentemente da ilegalidade, é abusar da boa fé das pessoas, pois o que se está a transmitir é a opinião de algumas pessoas, mas o que passa a poder ser entendido é o resultado de um estudo que é falso.
    Por isso apelo, mais uma vez, a que não facilitem nestas coisas por uma questão de credibilidade, de boa fé e de honestidade intelectual.

    Em última análise, é isso tb que fará com que o blog mereça ou não respeito.

    ResponderEliminar
  26. É muito estranho serem publicados aqui centenas de comentários e acusar-se e pedir-se responsabilidades só ao Presidente da Câmara e também á esposa.Onde primeiro, o Presidente não toma as decisões sózinho e então os outros vereadores não têm a sua opinião,que eu saiba são dois vereadores do PS o Amilcar Belchior e a Emilia Costa que também é Vice-Presidente mas que ninguém aponta o dedo será que fez tudo bem,do PSD são também dois vereadores Fermelinda Carvalho e João Galão ninguém lhe pergunta que propostas apresentaram ao longo de quatro anos para o desenvolvimento de Arronches,quanto á mulher do Presidente Deolinda não vejo qual é a influência que pode ter nas decisões do executivo camarário se não faz parte dele,concluindo, o administrador do blog que agora resolveu censurá-lo só tem um alvo a abater o Gil e com ele o PS de Arronches,revela aqui sobre a sua censura nada imparcial, que poupa muitas criticas não as publicando aos intervenientes directos na politica local,que são como referi o Presidente,mas não só também os Vereadores Fermelinda Carvalho e João Galão do PSD e do Ps Amilcar BElchior e principalmente a Vice Presidente Emilia Costa,espero que publique este comentário senão serei obrigado a enviá-lo para outro blog,onde á liberdáde de informação e democracia.

    ResponderEliminar
  27. O anónimo anterior que se percebe não gostar da Sra. Vice-presidente insurge-se sobre a nossa "censura nada imparcial que poupa muitas críticas não as publicando aos intervenientes directos na politica local". Está errado. Até agora só não foram publicados os comentários com ofensas pessoais e palavrões, e as tentativas de empastelamento do blogue por um "amante" da Constituição Portuguesa e por outro (ou pelo mesmo) que por não ter idéias nem palavras abusava do espaços em branco.
    Todos os outros são publicados e já agora, a título de informação os comentários "censurados" são do tipo daqueles que estiveram no ar e tivemos que apagar e tem como alvos (quase todos) o Sr. Presidente da Câmara e a esposa, o Sr. Presidente da Junta de Mosteiros e um tal "Taliban" que não conseguimos identificar.
    Fica o esclarecimento e a certeza de que continuaremos a barrar quer os empastelamentos quer os comentários tipo "casa de banho"

    ResponderEliminar
  28. Peço desculpa por ter deixado passar as ideias com chapéu.

    ResponderEliminar
  29. nesta porcaria de blog cada um abusa do que quer, no início nada fazia mal, mas certemente por algo começar a tocar demasiado em algum ponto sensível, ou começar a levantar cheiro, começou a ser mais regrado, aparentemente, existem amantes de muita coisa, constituição da república e espaços em branco, que serviam exactamente para o moderador ter trabalho, já que lhe estragava o cantinho do mal dizer. Cada um manifesta-se como quer e os espaços em branco até não são maus são muito melhores que muita coisa que por aqui permitiram que fosse lida, provavelmente não foi por não ter ideias mas por achar que nada aqui tem seriedade dadas as consecutivas mudanças de ideias dos ditos moderadores, quer lhes convenha ou não.

    ResponderEliminar
  30. Faz muito bem.
    Quanto ao senhor anterior, que pelos vistos não gosta da vice-presidente Emília Costa, lá terá as suas razões mas suspeito que não se trate de traume de aluno, pois certamente não foi aluno da senhora, já que não aprendeu aescrever.

    ResponderEliminar
  31. Em resposta a alguns comentários anteriores, e que devem ser feitos por alguem que não mora em Arronches e só cá vem nalguns fins de semana, não tenha dúvidas que quem manda na câmara e nas instituições de Arronches é sómente o Gil e a Querida enfermeira, ultimamente até a esposa do Gil me parece que já manda mais que ele, o resto dos vereadores e membros de direcção é só paisagem para inglês ver, os vereadores da oposição e até a própria D. Emilia só lá estão para fazer nº pois o GIL não aceita nada que venha da parte deles, e não tenha dúvidas que se o Gil ganhar continua tudo na mesma ou pior pois já andam a dizer que a 1ª dama vai para acessora dele, e eu acredito, pois não sei se ela agora não tem emprego, pois vê- se por aqui durante todos o dias, já à bastante tempo e as férias não duram eternamente por isso não tenham dúvidas, e ainda se ela fosse flôr que se cheirasse, o que não é, do mal o menos.

    ResponderEliminar
  32. Depois de ler o comentário das 10:00, finalmente percebi porque é que o actual assessor anda tão amarelo...já deve ter percebido que qualquer que seja o resultado das eleições, fica sem o tachito...

    ResponderEliminar
  33. Segundo se soube traumas pelos vistos apanhou a Srª Vereadora Emilia e não foram poucos.

    ResponderEliminar
  34. Por onde anda o staf do Gil?O assessor,os membros das listas, os presidentes de Juntas da Esperança e de Arronches,Vereação PS,responsáveis pelas Instituições do concelho,faço este reparo porque quando da visita do Sócrates aos Mosteiros não estavam lá,e porquê?A 1ª dama também não!Parece que o Gil está a ficar sózinho,ele também não aparece,até o seu homólogo de Elvas Rondão Almeida vem á Arronches apoiar o futebol,mas o presidente anfitrião não esteve presente para apoiar a equipa e apoiar o candidato a vereador que é o director do clube envolvido no jogo,por aquilo que sei o PS em Arronches anda muito frio,já o PSD desdobra-se em contactos nas freguesias rurais e também na sede do concelho,está com espirito ganhador,quanto ao PS parece que a máquina eleitoral este ano está emperrada,afinal para se ganhar as eleições têm-se que cativar e procurar votos,não são só os votos dos Mosteiros que chegam para ganhar as eleições,bem sei que o 1º ministro passou á roda de Arronches e da Esperança ignorando essa gente,passando-os para cidadãos de 2ª classe,é aquilo que comentam os residentes que se sentem ofendidos,enfim a politica é assim.

    ResponderEliminar